Dias quer seguir vontade da população: "Pretendemos refundar a República"

Colaboração para o UOL

O senador e pré-candidato à Presidência Alvaro Dias (Podemos-PR) fez duras críticas ao atual sistema de governo que vigora no Brasil. O político afirma querer seguir a vontade da população para governar e criticou "balcão de negócios" que o país se transformou. "Esse presidencialismo de coalizão fracassou", afirmou durante a sabatina promovida pelo UOL, Folha de S. Paulo e SBT nesta segunda-feira (7).

Dias propõe como "sentimento da sua candidatura" o que chama de "refundação da República". Para o senador, os governantes são imediatistas e não tomam as decisões pensando na população.

"Se você muda o presidente e coloca um presidente honesto, o Congresso reabilita o seu conceito", argumentou Dias. "Nós teremos uma eleição suprapartidária, nós teremos que impor um governo suprapartidário."

Este governo suprapartidário, segundo ele, não funcionaria como um "balcão de negócios" e se apoiaria na vontade da população para ganhar sustentação no Congresso.

"O governante precisa ter capacidade de comunicação para convencer as pessoas de que essas mudanças são necessárias. O Congresso não rema contra a correnteza", explicou o senador. "Se eu não fizer isso, é porque vão me arrancar de lá."

Mudança de partido

Dias também fez críticas ao atual sistema partidário brasileiro. Segundo o senador, não há partido programático no país. "O que há são siglas para registro eleitoral", afirmou.

Membro do sétimo partido desde que iniciou a carreira política, em 1968, Dias argumentou que tanta mudança se dá à insatisfação com as posições das legendas. "Por que eu mudei tantas vezes de sigla? Por contestar, por não concordar", afirmou.

O senador passou grande parte de sua carreira em duas legendas: MDB, onde iniciou a carreira, e PSDB, onde foi eleito governador e senador pelo Paraná.

Entre os episódios de insatisfação, de fato cabe a sua expulsão do grupo tucano, em 2002, ao assinar pela abertura da CPI da Corrupção no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Dias voltou à legenda quase dois anos depois.

Sabatinas com pré-candidatos à Presidência começam nesta segunda

Esta é a terceira eleição consecutiva em que o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos da internet, a Folha de S.Paulo, maior jornal no país, e o SBT, emissora com a segunda maior audiência da TV aberta brasileira, repetem a parceria para promover debates e sabatinas com os candidatos à Presidência da República.

As regras de participação nas sabatinas e debates foram definidas em reunião na sede do SBT no dia 22 de março, com representantes de 18 dos 35 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Foram convidados os seis candidatos à Presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 16 de abril. Com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a pesquisa, Alvaro Dias, o sétimo colocado no levantamento, foi convidado.

No próximo dia 11 de maio, acontece a sabatina com a pré-candidata Marina Silva (Rede).

No dia 21 de maio, será a vez de Ciro Gomes (PDT).

Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) ainda não confirmaram a data de participação. Joaquim Barbosa (PSB) ainda não confirmou a pré-candidatura.

SABATINAS COM CANDIDATOS AO GOVERNO DE SP

Depois dos presidenciáveis, UOL, Folha e SBT farão sabatinas com quatro pré-candidatos ao governo de São Paulo, nas seguintes datas:

28 de maioLuiz Marinho (PT)

30 de maioMárcio França (PSB)

6 de junhoJoão Doria (PSDB)

8 de junhoPaulo Skaf (MDB)

DEBATES

O debate de primeiro turno entre os políticos que disputarão a eleição está previsto para o dia 26 de setembro. Em um eventual segundo turno, o debate será realizado no dia 17 de outubro. Os dois eventos terão duração de uma hora e vinte e cinco minutos (das 18h20 às 19h45) e serão realizados no estúdio do SBT.

A transmissão ao vivo será feita em TV aberta, nos sites do UOL e da Folha e também em perfis dos três veículos em redes sociais. Jornalistas dos três veículos também participarão fazendo perguntas.

"Para a Folha, a participação dos jornalistas é fundamental", disse Roberto Dias, secretário de Redação da "Folha de S.Paulo".

Primeiro debate online do Brasil

Em 2010, Folha e UOL realizaram o primeiro debate da internet brasileira com candidatos à Presidência da República. Em 2012, em parceria com o SBT, o UOL realizou um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Em 2014, também na disputa presidencial, o debate foi feito em parceria entre UOL, Folha, SBT e a rádio Jovem Pan. Nas últimas eleições municipais, em 2016, UOL, Folha e SBT também promoveram debates com candidatos à Prefeitura de São Paulo.

 Veja íntegra da sabatina com Alvaro Dias

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos