Não tem estresse, mas divergências, diz Alckmin sobre pressão para decolar

Daniela Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Eliane Neves/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) minimizou nesta quarta-feira (6) a pressão do próprio partido para deslanchar sua pré-campanha à Presidência da República. "Não tem estresse. Tem divergências em partido grande", afirmou, durante sabatina do jornal Correio Braziliense. 

Em reunião com lideranças do PSDB, o ex-governador perdeu a paciência e questionou seus colegas de partido se preferiam ter outro candidato, diante das cobranças por maior protagonismo nesta etapa eleitoral, segundo o jornal Folha de S.Paulo. 

Alckmin disse não se impressionar com as pesquisas neste momento, no qual conta com até 10% das intenções de votos. "Vamos fazer uma grande aliança. Nós temos hoje praticamente cinco partidos. Nós não vamos divulgar, eles que divulguem, cada um a seu tempo. A gente não pode ser afobado com essas coisas", afirmou.

"Começar campanha com 7%, 8%, 10% é ótimo", disse Alckmin, relembrando o caso do ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), que começou a campanha de 2016 com apenas um dígito nas pesquisas e acabou eleito no primeiro turno.

Questionado também sobre o impacto do ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto — apontado como operador do PSDB — em sua campanha, Alckmin foi enfático: "Nenhum". O ex-governador ainda disse que risco de ser citado em uma eventual delação é "zero". "Ele mesmo disse à revista Época que nunca me conheceu", afirmou.

Quando perguntado se a situação do senador tucano Aécio Neves (MG) poderia afetar a campanha, Alckmin partiu para o ataque. "O PSDB não passa a mão na cabeça de ninguém. Todos nós estamos debaixo da lei, contra qualquer tipo de privilégio. Diferente de outros partidos que fazem acampamento na porta de penitenciária."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos