Bolsonaro anuncia que não participará da sabatina UOL, Folha e SBT

Do UOL, em São Paulo

  • Myke Sena - 21.jun.2016/Framephoto/Estadão Conteúdo

O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quarta-feira (6), por meio de sua assessoria de imprensa, que não participará da rodada de sabatinas promovida pelo UOL em parceria com a Folha de S.Paulo e o SBT. Bolsonaro alegou problemas de agenda para aceitar o convite.

Esta é a terceira eleição consecutiva em que o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos da internet, a Folha, maior jornal no país, e o SBT, emissora com a segunda maior audiência da TV aberta brasileira, repetem a parceria para promover debates e sabatinas com os candidatos à Presidência da República.

Ao pré-candidato, foram oferecidas pela organização das sabatinas diversas opções de data ao longo do mês de maio até a próxima semana. Na tentativa de facilitar o deslocamento do deputado federal (RJ), também foi dada a ele a opção de realizar a entrevista em Brasília.

As regras de participação nas sabatinas e debates foram definidas em reunião na sede do SBT no dia 22 de março, com representantes de 18 dos 35 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O PSL esteve presente na reunião.

Foram convidados os seis candidatos à Presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 16 de abril. Joaquim Barbosa (PSB) desistiu de uma possível candidatura. Com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a pesquisa, Alvaro Dias, o sétimo colocado no levantamento, foi convidado.

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) foi o primeiro entrevistado da rodada de sabatinas, no dia 7 de maio. No dia 21, a sabatina contou com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) foi o terceiro sabatinado, nesta quarta (23). No último dia 24 foi a vez de Marina Silva (Rede).

O evento foi realizado no estúdio do UOL em São Paulo, e contou com transmissão ao vivo.

Os pré-candidatos foram entrevistados pelos jornalistas Diogo Pinheiro, chefe de reportagem do UOL, Fernando Canzian, repórter da Folha, e Carlos Nascimento, âncora do SBT.

Sabatinas em São Paulo

Depois dos presidenciáveis, UOL, Folha e SBT promovem sabatinas com quatro pré-candidatos ao governo de São Paulo. Luiz Marinho (PT) foi o primeiro deles, no último dia 28, seguido por Márcio França (PSB), no dia 30. Na próxima sexta-feira (8) é a vez de Paulo Skaf (MDB) e na segunda (11), o entrevistado é João Doria (PSDB).

Debates

O debate de primeiro turno entre os políticos que disputarão a eleição está previsto para o dia 26 de setembro. Em um eventual segundo turno, o debate será realizado no dia 17 de outubro. Os dois eventos terão duração de uma hora e vinte e cinco minutos (das 18h20 às 19h45) e serão realizados no estúdio do SBT.

A transmissão ao vivo será feita em TV aberta, nos sites do UOL e da Folha e também em perfis dos três veículos em redes sociais. Jornalistas dos três veículos também participarão fazendo perguntas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos