Mais da metade rejeita indicado por Lula, FHC ou Temer, diz Datafolha

Do UOL, em São Paulo

  • UOL

    Os ex-presidentes FHC e Lula e o atual presidente, Michel Temer: dificuldade para convencer eleitorado a votar em seus apoiados

    Os ex-presidentes FHC e Lula e o atual presidente, Michel Temer: dificuldade para convencer eleitorado a votar em seus apoiados

Eleitos no passado, os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teriam dificuldades em emplacar candidatos hoje, mostra pesquisa Datafolha publicada neste domingo (10). A maior parte dos entrevistados pelo instituto na última semana afirmou que não votaria em um candidato indicado pelos antigos ocupantes do Palácio do Planalto.

A rejeição a qualquer candidato indicado por Lula é de 51% e, no caso de um apoiado por FHC, chega a 65%, diz a pesquisa. Resistência ainda maior, 92%, encontra candidato indicado pelo atual presidente, Michel Temer (MDB), cuja reprovação atingiu recorde.

Esse rejeição a candidatos "genéricos" se traduz nos candidatos reais. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, alternativas à Lula, têm cada um 1% de intenções de voto. Geraldo Alckmin, do partido de FHC, tem entre 6% e 7%. E o ex-ministro Henrique Meirelles, apoiado por Temer, não supera o 1% das intenções de voto.

Leia também:

Líder na prisão

Preso desde abril, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto, com 30% - mesmo percentual de eleitores que dizem votar em candidato indicado por ele. Nas simulações em que ele não aparece, no entanto, o número de indecisos cresce de 21% para 34%, e seus apoiados têm 1% de intenção de votos.

A pesquisa também revela que quase um terço dos eleitores diz que Lula deveria apoiar a candidatura de seu ex-ministro Ciro Gomes (PDT), caso seja impedido de concorrer às eleições.

O Datafolha entrevistou 2.824 eleitores de 174 municípios entre os dias 6 e 7 de junho. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja mais

UOL Cursos Online

Todos os cursos