Bolsonaro diz querer tirar Brasil de Conselho da ONU e homenageia Ustra

Leandro Prazeres

Do UOL, em Campina Grande (PB)

O deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) afirmou nesta quinta-feira (21) que vai tirar o Brasil do Conselho de Direitos Humanos da ONU se for eleito.

"Tiro, sim. [Se for para o conselho] continuar funcionando da mesma maneira? É uma economia para nós. Não serve para absolutamente nada", afirmou o pré-candidato durante uma caminhada pelas ruas de Campina Grande, no interior da Paraíba.

,Leia também:

A declaração vem dois dias depois de o governo dos Estados Unidos anunciar que iria se retirar do órgão, um dos mais importantes da ONU. O anúncio do presidente Donald Trump foi feito em meio à polêmica sobre a separação de pais e filhos de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. A prática foi rechaçada internacionalmente e criticada, inclusive, por integrantes do partido Republicano, o mesmo do presidente.

Ontem, o governo Trump recuou e anunciou o fim da separação de pais e filhos que imigraram ilegalmente para os Estados Unidos.

Bolsonaro, que já elogiou Trump diversas vezes, usou alguns dos argumentos do presidente norte-americano para justificar por que tiraria o Brasil do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Segundo ele, o órgão vota constantemente contra os interesses do estado de Israel e apoia regimes condenáveis. "Não é apenas porque vota contra Israel de forma corriqueira. É porque estão sempre do lado de quem não presta", afirmou Bolsonaro.

Apesar de apoiar a decisão dos EUA de deixar o Conselho e dizer que faria o mesmo se eleito, Bolsonaro criticou a separação de pais e filhos em situação migratória ilegal. Ele defendeu um controle rígido dos imigrantes no país, mas afirmou que não adotaria a mesma medida no Brasil caso assumisse a presidência.

"Não pode separar pais e filhos. Mas também não pode receber imigrantes ilegais. Ninguém entra na tua casa sem autorização. No Brasil, qualquer imigrante tem que ser legal. Mas não pode separar. Você pode até deportar, sem problema nenhum", disse o pré-candidato.

Bolsonaro homenageia Ustra: "guerra é guerra"

Mais tarde, durante um discurso no início da noite desta quinta em um ginásio de esportes ocupado por militantes, Bolsonaro homenageou o coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, morto em outubro de 2015. Em 2008, Ustra se tornou o primeiro militar a ser declarado pela Justiça como torturador do regime militar. Ele chefiou o DOI-Codi de São Paulo, um dos principais centros de tortura e repressão durante a ditadura militar.

"Meu voto [na sessão do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff] foi em memória a um homem que naqueles anos difíceis, em especial de 1966 a 73, teve um papel decisivo para combater quem hoje está no poder nos roubando ou quem está preso por ter roubado. Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra fez parte da história, e a história não poderia reservar lugar para os fracos, e sim para os fortes", afirmou Bolsonaro após receber de um dos militantes uma camiseta estampada com o rosto de Ustra.

O pré-candidato disse ainda que não defende "excessos", mas, ainda em referência à atuação de Ustra durante a ditadura, disse que "guerra é guerra". "Ninguém defende excesso em lugar nenhum, mas guerra é guerra. E a guerra naquele momento era, de um lado a União Soviética, e do outro, os Estados Unidos. Graças a Deus estivermos do lado certo e por isso ainda temos liberdade [...] Perderam em 64, perderam em 2016 e vão perder em 2018", disse o pré-candidato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos