Meirelles rebate ataques de Renan e fala em "contraste de biografias"

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

Sob ataque dentro do próprio partido, o pré-candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (18), em Brasília, que a campanha do senador Renan Calheiros (MDB-AL) contra sua candidatura é positiva por evidenciar um "contraste de biografias" entre os dois.

Ministro da Fazenda do governo do presidente Michel Temer (MDB) durante quase dois anos, Meirelles disse ter confiança de que tem uma "vasta maioria já consolidada" de votos a favor dele dentro do partido. O MDB marcou para o próximo dia 2 de agosto a convenção que decidirá se terá candidato próprio ao Palácio do Planalto.

O ex-ministro é o único pré-candidato da sigla, mas sofre resistência de uma corrente representada por Calheiros, que deflagrou uma campanha contra ele na semana passada. Os dois tentam convencer delegados do MDB de todo o Brasil de suas posições.

"O que eu tenho ouvido é que esta opinião manifestada pelo senador me favorece porque mostra um contraste de biografias. Eu tenho uma biografia de serviço prestados [...]. Então é muito positivo que se estabeleça esse contraste, e as comparações que eu tenho visto são extremamente positivas, têm me deixado entusiasmado", declarou Meirelles.

Renan pede que filiados ao MDB rejeitem candidatura de Meirelles

O presidenciável disse ainda que a oposição interna é positiva também por incentivar "o debate e a livre expressão de opiniões", que para ele são importantes tanto dentro dos partidos e quanto na democracia.

Ao ser questionado por que o MDB ainda não confirmou nenhuma aliança com outros partidos e se estaria "isolado", Meirelles afirmou que, até o momento, não existe um grande número de coligações concretizadas, mas apenas no campo das "intenções".

"Eu tenho conversado com um número importante de partidos. Não gosto de ficar revelando com quem eu falei, gosto de anunciar resultados", declarou. Segundo o presidenciável, os alvos de "diálogos intensos" têm sido "principalmente aqueles componentes do centro democrático".

Meirelles foi o primeiro presidenciável a discursar no Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos). Na tarde desta quarta, também estão confirmadas as participações dos pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Durante o evento, o ex-ministro da Fazenda afirmou que a solução para o problema da mobilidade urbana no país é justamente o transporte ferroviário, sobre trilhos. "É inaceitável hoje o que gastam os trabalhadores e trabalhadoras para se transportar da sua casa ao trabalho e do trabalho para sua casa", declarou, apontando que há um custo enorme para os indivíduos e para o país.

Ele defendeu ainda a autonomia e independência das agências reguladoras do setor.

Renan sobe tom de críticas

Após visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Polícia Federal em Curitiba nesta terça-feira (17), Renan Calheiros declarou seu apoio à candidatura do petista e voltou a fazer duras críticas ao ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

O alagoano disse apoiar Lula como candidato "pelas convicções que tem na inocência dele". "Mas o MDB, diferente de mim, tem outras lideranças que apoiam outros candidatos", disse.

"O Meirelles não é originário do MDB, ele é originário da JBS. É o candidato do sistema financeiro", disse Calheiros. "O MDB é um partido plural, diverso, que ao longo da história do partido tem cumprido um papel fundamental", afirmou o senador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos