66 PMs devem disputar eleições em SP; um terço está no partido de Bolsonaro

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Caio Rocha /Fotoarena/Folhapress

    22.dez.2017 - Bolsonaro posa para selfies durante formação de sargentos da PM de SP

    22.dez.2017 - Bolsonaro posa para selfies durante formação de sargentos da PM de SP

Logo que assumiu a Rota, a tropa de elite da PM (Polícia Militar) paulista, em agosto do ano passado, o tenente-coronel Ricardo de Mello Araújo declarou que votaria em Jair Bolsonaro (PSL) sob o argumento de que entendia que o Brasil precisa de pessoas honestas no poder. À época da declaração, a tropa estava sob comando do então governador Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência pelo PSDB.

O apoio do comandante da Rota ao deputado federal não é isolado. Um terço dos policiais militares do estado que pediram para se afastar da corporação para a disputa eleitoral deste ano também apoia o capitão reformado do Exército candidato à Presidência. O UOL havia revelado que 42 PMs já haviam pedido afastamento para disputar a eleição até 12 de julho. O número subiu para 66. Destes, 22 se filiaram ao PSL. Os policiais aposentados que vão se candidatar não estão incluídos.

Presidente do PSL de São Paulo e pré-candidato ao Senado, o deputado federal major Olímpio afirmou que, apesar de dois terços não terem se filiado ao partido, a maioria dos policiais já declarou apoio à candidatura de Bolsonaro. "A esmagadora maioria, mais de 90% desses candidatos, estão comigo e com o Jair Bolsonaro, independentemente da legenda em que estão", disse.

Além dos 22 PMs que pediram para se afastar da corporação para disputar a eleição pelo PSL, o presidente estadual do partido afirma que outros 25 policiais da reserva também estarão no pleito pela sigla. "Ao todo, contando os outros partidos, são cerca de 90 candidaturas de policiais da reserva. Ou seja, mais de 150 candidaturas só no estado de São Paulo, entre os da reserva e os da ativa", afirmou major Olímpio.

Nem todos os pré-candidatos divulgaram o partido pelo qual vão concorrer, mas, além do PSL, há registro de candidaturas de policiais no PP, Patriotas e MDB, por exemplo. Dos 66 PMs que pediram o afastamento, 54 são homens e 12 são mulheres. Os nomes deles foram publicados no decorrer de julho no DOE (Diário Oficial do Estado). As patentes militares estão divididas da seguinte maneira:

  • 1 coronel;
  • 2 tenentes-coronéis;
  • 4 majores;
  • 3 capitães;
  • 1 primeiro-tenente;
  • 4 subtenentes;
  • 10 primeiros-sargentos;
  • 3 terceiros-sargentos;
  • 36 cabos;
  • 2 soldados.

Tenente-coronel será vice de Skaf

A última a pedir desincompatibilização foi a tenente-coronel Carla Danielle Basson, 46, então comandante do 11º batalhão da PM, que atua nas áreas de Jundiaí, Itupeva e Cabreúva, no interior. Ela foi escolhida pelo pré-candidato Paulo Skaf (MDB) para ser sua vice na corrida eleitoral pelo estado de São Paulo.

A tenente-coronel tem o perfil legalista e conciliador, segundo oficiais da PM ouvidos pela reportagem. Além de já ter comandado a região de Campinas, no interior, ela fez um curso no Sesi (Serviço Social da Indústria), cujo presidente é o pré-candidato emedebista ao governo paulista.

Segundo a coluna "Painel", do jornal "Folha de S.Paulo", a candidatura da tenente-coronel pode ser contestada pelos rivais. Ocorre que o afastamento para o pleito é necessário para funcionários públicos em exercício. De acordo com a lei, o prazo estabelecido para policiais solicitarem a desincompatibilização termina três meses antes da eleição.

Divulgação/Câmara de Campinas
Carla Danielle Basson deve ser anunciada vice de Paulo Skaf (MDB) em convenção

Segundo a lei, esse afastamento do cargo público com antecedência tem como principal objetivo proteger a probidade administrativa e coibir a influência do poder econômico ou abuso do exercício de função.

O jurídico da pré-campanha de Skaf deve usar uma recente decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para garantir o ingresso da PM no MDB e, assim, formar a chapa com o pré-candidato. Em fevereiro, o plenário da corte decidiu, por unanimidade, que o militar elegível não ocupante de função de comando deverá estar afastado do serviço ativo no momento em que for requerido o seu registro de candidatura.

Candidatura de PMs: representatividade ou corporativismo?

Segundo o corregedor da PM paulista, o coronel Marcelino Fernandes, o policial com mais de dez anos de carreira, se não eleito, retorna automaticamente para a PM. Com menos de dez anos dentro da corporação, o policial que disputar e não vencer a eleição é exonerado.

Fernandes acredita que a representatividade do policial militar na política faz bem para a segurança da sociedade. "Vamos imaginar que um representante da saúde seja eleito. Ele vai lutar para melhorar para melhorar a saúde pública. No caso do policial, vai lutar pela instituição, o que vai acabar refletindo de forma direta na sociedade", disse.

Já o gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, argumenta que é preciso verificar se existe entre os policiais a intenção de montar um projeto para fortalecer interesses militares. "O que a gente tem visto, tanto no Congresso quanto no estado, é que esses policiais ficam numa defesa de interesses corporativos que, em muitas vezes, são conflitantes com o interesse público".

A linha de raciocínio é a mesma de Samira Bueno, diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. "A gente está vendo em São Paulo um movimento da própria PM para ampliar o seu poder. Eu não me surpreenderia se a gente visse um apoio da própria polícia a essas candidaturas", disse.

Comandante da Rota declarou voto a Bolsonaro

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos