Gleisi: 'surpreendente' que membros da esquerda vejam Lula fora da eleição

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Cristiane Mattos - 21.abr.2018/O Tempo/Estadão Conteúdo

    'Nem sempre estivemos juntos no primeiro turno', diz Gleisi sobre esquerda

    'Nem sempre estivemos juntos no primeiro turno', diz Gleisi sobre esquerda

Em artigo publicado nesta segunda-feira (30) na página do PT, a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse não entender como membros da esquerda não acreditem na candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto, e indicou que haveria unidade no campo político mesmo com os partidos de esquerda tendo seus próprios candidatos.

As críticas fazem referência a posições apresentadas pela presidente nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE). Nos últimos dias, a parlamentar tem estudado um encontro entre as lideranças de PT, PSB, PDT e PSOL para que a esquerda tenha unidade no primeiro turno da eleição.

Luciana também apontou, em reunião na sede do PCdoB em 20 de julho, que, apesar de defender a candidatura de Lula, não acredita que o petista conseguirá disputar a Presidência. "O que ocorre? Uma coisa é você ter Lula. Lula candidato a presidente da República não dá para ninguém, é todo mundo se juntar e a gente fazer um bom debate. Mas acontece que não é Lula o candidato. Será um candidato do PT", disse a presidente comunista na ocasião.

Em seu artigo, Gleisi reafirmou que "o PT tem, sim, o direito de registrar a candidatura e, consequentemente, defendê-la nos tribunais". "É surpreendente que algumas vozes do nosso campo político aceitem essa falsa premissa [de Lula estar inelegível]."

A senadora cita, ainda, decisão da ministra Rosa Weber, que assumirá o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto, de que não é possível antecipar o debate sobre indeferir uma candidatura antes de seu registro. O PT irá registrar Lula em 15 de agosto e pretende realizar um ato na ocasião, no TSE. O ex-presidente, porém, em função de sua condenação em segunda instância no processo do tríplex, está inelegível e preso desde 7 de abril.

"Com todo respeito aos que pensam diferente, nunca tivemos e não temos o direito de desistir, muito menos agora que está tão perto da hora da verdade", escreveu Gleisi.

Presidente do PCdoB diz que Lula não é o candidato do PT

Nem sempre juntos

Sobre a união na esquerda na eleição, também citada pela presidente do PCdoB, Gleisi diz que o PT também a prega. "Com exceção do PSB, que ainda não se definiu, todos os partidos do nosso campo lançaram candidatos. E isso não nos impediu de construir um programa comum para recuperar o país nem de dialogar, respeitando a autonomia de cada um".

Atualmente, entre os partidos de esquerda, já estão confirmadas as candidaturas do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e do líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) Guilherme Boulos (PSOL). A deputada estadual Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) será lançada na quarta-feira (1º), em Brasília. Já o PSB, sem pré-candidato, ainda avalia o que fazer na disputa: ir com PT, com PDT ou ficar neutro.

Gleisi lembra que Lula já disputou eleições presidenciais contra candidatos da esquerda, como Leonel Brizola (PDT) e o próprio Ciro. "Nem sempre estivemos juntos no primeiro turno", escreveu.

Em entrevista ao UOL na última sexta-feira (27), a presidente do PCdoB afirmou que, se os partidos continuarem separados, há chance de eles não conseguirem o resultado que desejam na eleição. "Se isso prevalecer, as condicionantes são mais duras, são mais diversas. As condições de vitória vão para outra direção, mas não quer dizer que nós não possamos ir para o segundo turno, mesmo com vários candidatos", comentou. "Há muita convergência programática, política. Nós precisamos agora é debater estratégia comum eleitoral. Porque, no debate político, nós temos muita coisa em comum".

Entenda a polêmica sobre a candidatura de Lula

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos