Ou Aécio se candidata a deputado ou não concorre, diz aliado de Anastasia

Carlos Eduardo Cherem

Colaboracao para o UOL, em Belo Horizonte

  • Pedro Ladeira 24.set.2015/Folhapress

    O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) ao lado do também senador Aécio Neves

    O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) ao lado do também senador Aécio Neves

O coordenador da campanha eleitoral do senador Antonio Anastasia (PSDB- MG), candidato a vice-governador na chapa do tucano, deputado Marcos Montes (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (30), durante encontro de Geraldo Alckmin e Anastasia com empresários mineiros em Belo Horizonte, que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não sera candidato à reeleição.

"O que está claro, muito claro, é que ele [Aécio] vai ser candidato a deputado federal ou não estará nas eleições deste ano", afirmou Montes.

Segundo o deputado, o anúncio de Aécio sobre a decisão deve ser feito, antes de domingo (5), quando se encerra o prazo dos partidos para definirem as chapas para deputados federais e estaduais. Os registros dos candidatos na Justiça Eleitoral podem ser feitos até 15 de agosto.

"O senador Aécio, pela sua historia, tem o tempo dele, mas a decisão sai até o domingo (5)", disse Montes.

Fiemg/Divulgação
Candidato a vice na chapa de Antonio Anastasia, deputado Marcos Montes (PSD- MG), no encontro de empresários com Alckmin

Durante o encontro com os empresários mineiros, Alckmin, pré-candidato ao Planalto, disse que vai aguardar a "reflexão" de Aécio sobre sua candidatura e o rumo que tomara nas eleições de outubro. O ex governador de São Paulo disse ainda que, em nenhum momento, fez qualquer orientação para o mineiro. Alckmin afirmou que, caso o senador compareça na convenção nacional do PSDB, no sábado (4), que vai lançar seu nome como concorrente ao Planalto, sera bem recebido. "Se o Aécio quiser ir [à convenção] será muito bem recebido", afirmou o pré-candidato.

O senador Antonio Anastasia, por sua vez, disse que a decisão de Aécio sobre participar ou não da campanha será somente dele, e que essa decisão não muda os rumos da campanha.

"A candidatura é minha. Eu serei responsável pelo governo. Será o meu nome, sera o meu CPF. A responsabilidade pelo governo, como também a responsabilidade pela campanha, é minha", afirmou Anastasia.

No último sábado (28), Aécio não compareceu à convenção do PSDB que referendou os nomes de Anastasia e Montes como candidatos, sem contudo definir os nomes das listas de candidatos a deputado estaduais e federais.

Por meio de nota, Aécio disse que não havia decidido ainda qual seria sua participação nas eleições de outubro.

"A campanha deste ano, ate por causa do tempo curto, sera muito árdua. Temos vantagens na disputa majoritária sobre os adversários por causa da história e trajetória do senador Anastasia, temo de ter também candidatos fortes nas eleições proporcionais", disse o deputado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos