Diretor do Viva Rio desiste de disputar governo e vai apoiar Paes

Luis Kawaguti

Do UOL, no Rio

O antropólogo Rubem César Fernandes (PPS), um dos fundadores da organização Viva Rio, desistiu de disputar a eleição para o governo fluminense para apoiar a candidatura do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM). 

A desistência marca uma possível aliança regional do PPS com o DEM, que já tem o apoio do MDB, o antigo partido de Paes. Segundo sua assessoria de imprensa, César deve atuar como um consultor especial sobre segurança e inclusão social em um eventual governo de Paes. Ele ocuparia uma secretaria especial, não a Secretaria da Segurança do Rio.

"Concordei com o PPS em retirar minha pré-candidatura para juntar forças com Eduardo Paes. Eu não sou político, nunca fui. Meu trabalho no Viva Rio foi principalmente para diminuir a violência e reduzir a desigualdade que alimenta a violência", disse César.

A ideia da aliança seria aproveitar a experiência que César acumulou à frente da Viva Rio, que atua em causas sociais e redução da violência em favelas do Rio de Janeiro e de Porto Príncipe, no Haiti, onde o Brasil participou por 13 anos de uma missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas). Durante a pré-candidatura, César se afastou da Viva Rio --ele deve permanecer afastado da ONG se Paes vencer a eleição.

Em sabatina promovida pelo UOL, Folha de S.Paulo e SBT em junho, Rubem César disse que o modelo de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) não fracassou no estado. Ele disse, entretanto, que as UPPs só são eficientes em pequenas e médias favelas. Comunidades como Rocinha e Alemão precisariam de outro modelo de policiamento.

Ao menos metade das 28 UPPs, que se baseiam em proposta de policiamento comunitário, está sendo reformulada pela intervenção federal no Rio. Críticos dizem que o projeto foi expandido além de sua capacidade para atender demandas políticas e já não cumpriria seus objetivos de redução da violência.

Apoio

O apoio ao ex-prefeito deve ser anunciado oficialmente em reunião entre Rubem César e Paes na tarde desta quarta-feira (1º).

"Hoje fecharemos como será o meu apoio ao Eduardo, mas para que faça sentido pra mim tem que ser algo a ver com segurança e inclusão social. Essa era minha prioridade na pré-candidatura."

O PPS já havia tentado negociar com o DEM para que Rubem César fosse vide de Paes, mas a discussão não avançou. O vice de Paes ainda não foi oficializado.

O acordo para colocar Rubem César no governo de Paes tenta consolidar a aliança no Rio entre o DEM e o PPS.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos