Não viemos negociar, mas defender decisão, diz Arraes em reunião do PT

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Nathan Lopes/UOL

    A vereadora Marília Arraes participa de reunião do PT em SP

    A vereadora Marília Arraes participa de reunião do PT em SP

Vestindo uma camiseta com a expressão "meu santo é forte", a vereadora recifense Marília Arraes (PT) participará nesta sexta-feira (3), em São Paulo, da reunião do diretório nacional do partido em que tentará salvar sua candidatura ao governo de Pernambuco.

Na quarta-feira (1º), o partido fechou aliança com o PSB, o que faria os petistas abrirem mão da candidatura de Marília. Na noite desta quinta, porém, o diretório estadual do PT aprovou a candidatura da vereadora ao governo do estado, criando uma saia-justa para o partido.

"A gente não está aqui para negociar. Estamos aqui para defender a decisão que a base votou e respaldou no encontro partidário de ontem", disse Marília ao chegar à reunião do diretório nacional em um hotel no centro de São Paulo. "A gente está aqui para defender a candidatura." A vereadora ressaltou ainda que o PT "só é do tamanho que é" por causa do diálogo com as bases.

A mensagem na camiseta, segundo ela, mostra uma "realidade". "Porque, diante de todas as adversidades, a gente conseguiu reanimar a base para ir para a luta. Construímos uma campanha sem grande estrutura, sem máquina, com todo bombardeio e criminalização da política", disse ela.

Sobre a possibilidade de reverter a decisão da executiva do PT, Marília disse "não trabalhar com futurologia". "Cada dia na sua agonia", afirmou ela, se dizendo otimista. "Vamos para o diálogo bom".

Essa é a primeira vez que Marília encontra a direção do PT depois que o partido fechou apoio ao PSB. Para ela, o que há é uma divergência em relação "à tática". "Temos muito mais convergências que divergências", e cita que não houve a formalização da aliança entre os dois partidos.

Na última pesquisa de intenção de voto, do Instituto Datamétrica, Marília aparece tecnicamente empatada com o atual governador, Paulo Câmara (PSB), e Armando Monteiro (PTB).

Marília também negou que possa deixar o PT ou que aceite disputar cargo para deputada federal em caso de uma negativa na reunião desta sexta. "Não entrei no PT para me utilizar da legenda. É o maior partido da esquerda."

A Executiva do PT está dividida em relação ao caso de Marília. Uma votação será realizada nesta sexta-feira. A expectativa é que a decisão inicial, de tirá-la da disputa, seja confirmada. O caso envolvendo Pernambuco, porém, deve voltar à pauta durante a convenção nacional, marcada para sábado (4), em São Paulo.

Marília chegou ao hotel pouco antes do meio-dia. Perto das 12h30, a reunião, que tratava de plano de governo, parou para o almoço. Por volta das 14h30, a reunião foi retomada, sem contar com a presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann.  Ela e o ex-prefeito paulistano e coordenador do programa de Lula, Fernando Haddad, foram a Curitiba para encontrar o ex presidente. Eles foram discutir a posição de vice de Lula.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos