Romário terá como vice deputado ex-PM de Maricá cortejado por Paes

Pauline Almeida

Colaboração para o UOL, no Rio

  • Divulgação

    3.ago.2018 - Romário (à dir.) veste camiseta com provocação a Paes; à esq., Marcelo Delaroli que é de Maricá e era cortejado pelo ex-prefeito do Rio

    3.ago.2018 - Romário (à dir.) veste camiseta com provocação a Paes; à esq., Marcelo Delaroli que é de Maricá e era cortejado pelo ex-prefeito do Rio

O senador Romário, pré-candidato do Podemos ao governo do Rio de Janeiro, terá como vice o deputado federal e ex-PM Marcelo Delaroli (PR). O parlamentar era cortejado à vice na chapa de um de seus principais concorrentes na disputa, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3) ao UOL pelo presidente estadual do PR no Rio, o deputado federal Altineu Côrtes.

"Não poderia trair minha cidade nem os municípios do interior. Romário é o cara, vamos sonhar e trabalhar juntos para resgatar a esperança de dias melhores para todo o estado do Rio de Janeiro", afirmou Delaroli.

Segundo Côrtes, pesou na decisão o episódio de Paes com a cidade de Maricá --em 2016, o ex-prefeito foi gravado em telefonema com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamando o município de "merda de lugar".

"O deputado Delaroli é da cidade de Maricá. Ouvindo as pessoas de Maricá, o apelo das bases do interior, tudo caminha em favor [de uma suposta vitória] do Romário", disse ele.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O deputado federal Marcelo Delaroli (PR-RJ)

O segundo critério adotado pelo PR para decidir pelo Podemos e rejeitar o DEM foi a coligação para as eleições proporcionais. "Nós buscamos fazer também uma coligação que interesse ao partido, aos deputados. Com o Podemos e a Rede, é uma coligação bastante equilibrada para todos", avaliou.

A composição traz uma situação peculiar no Rio de Janeiro para os candidatos à Presidência. O Podemos de Romário apoiará o senador Álvaro Dias, já o PR nacionalmente vai com Geraldo Alckmin (PSDB). A Rede de Marina Silva fechou aliança com Romário, mas a presidenciável não subirá no palanque do senador no Rio.

No Rio, as convenções do Podemos (que oficializará a candidatura de Romário) e do PR acontecem no sábado (4) e domingo (5), respectivamente.

No caso do PR fluminense, Côrtes afirmou que a decisão sobre quem será o candidato à Presidência deve sair na reunião da Executiva na segunda-feira (6). Para ele, a legenda deve apoiar Álvaro Dias, presidenciável do Podemos de Romário.

Delaroli, o cortejado

Marcelo Delaroli tem 38 anos, é dentista, casado, pai de dois filhos e ocupa o primeiro mandato na Câmara, iniciado em janeiro de 2017.

Em junho, ele chegou a ser anunciado pré-candidato ao governo do Rio pelo PR. Com várias postagens nas redes sociais ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), tinha a expectativa de ser o candidato do presidenciável no Rio, negociação que não progrediu.

Ex-policial militar, o congressista tem a pauta focada na segurança pública, daí sua aproximação com Bolsonaro, com quem tem afinidade quanto à ação das forças de segurança e ao questionamento sobre a atuação de grupos defensores dos direitos humanos.

Outros temas recorrentes na pauta do deputado são a defesa da Operação Lava Jato e Maricá, seu município.

Foi possivelmente o fato de ser representante de Maricá que colocou o integrante do PR na mira de Paes.

As tratativas com o DEM chegaram a esfriar depois que veio à tona uma carta de Delaroli em que ele fazia uma crítica velada a Eduardo Paes. "... até por ter nascido em Maricá, uma cidade que ao ser atacada por um ex-prefeito do Rio se transforma num símbolo do desprezo com os políticos da capital tratam o interior", redigiu no início de julho.

Mesmo assim, as conversas entre DEM e PR continuaram, até porque os dois partidos estão juntos no acordo do "centrão" para o apoio de Alckmin. Porém, Delaroli entrou no radar de Romário, chegando à composição da chapa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos