PPS formaliza aliança com Alckmin, que contabiliza 8 partidos em coligação

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

O PPS (Partido Popular Socialista) formalizou neste sábado (4) aliança com o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, em convenção nacional do partido em Brasília. Alckmin agora conta com o apoio de oito partidos na coligação, todos do centrão: DEM, PP, PR, PRB, PSD, PTB e Solidariedade, além do PPS.

Ele será oficializado como o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto em convenção tucana ainda na manhã deste sábado. O ex-governador de São Paulo é o presidenciável que mais conta com o suporte de outras siglas. Os demais candidatos, até o momento, conseguiram se aliar a, no máximo, três partidos. Dos 15 presidenciáveis, até esta sexta, só cinco conseguiram firmar coligações.

Questionado pelo UOL duas vezes sobre como lidará com as cobranças de cargos e de envolvimento em políticas públicas por parte dos oito partidos em seu eventual governo – o PRB, por exemplo, já fez advertências neste sentido –, Alckmin esquivou-se e não respondeu.

Em rápido discurso no evento dos socialistas, Alckmin agradeceu ao presidente do partido, Roberto Freire, ex-ministro da Cultura de Michel Temer, e disse que o PPS é a "vanguarda na política brasileira".

Kleyton Amorim/UOL
Alckmin abraça o deputado Tiririca na convenção do PR

Embora não estivesse presente, Alckmin teceu elogios à senadora Ana Amélia Lemos (PP), que será candidata à vice-presidência em sua chapa. Segundo ele, Ana Amélia representa o "novo" e o empoderamento das mulheres.

"Ela contempla o que hoje há de mais importante que é o empoderamento das mulheres. A luta das mulheres não é só das mulheres. É de todos nós, toda a sociedade. A sociedade melhora quando temos uma participação maior das mulheres. E fui escolher uma senadora brilhante, correta, respeitada, admirada. Acho que ela representa o novo, porque representa transparência, honestidade, espírito público", afirmou.

Junto com a mulher, Maria Lúcia, o tucano participou de uma maratona de convenções neste sábado. Fora as do PPS e do PSDB, ele ainda foi à do PR.

Apesar de o PR participar da coligação de Alckmin, nem todos os filiados seguirão a orientação do partido. O senador Magno Malta (ES) faz campanha ativa para Jair Bolsonaro (PSL), por exemplo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos