Após levar "chapéu" de Romário, Paes escolhe deputado do PPS para vice

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • José Lucena/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Eduardo Paes foi oficializado em convenção no dia 29 de julho

    Eduardo Paes foi oficializado em convenção no dia 29 de julho

O pré-candidato do DEM ao governo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (5) que o vice em sua chapa será o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS). A decisão foi tomada depois que o nome mais cortejado para o posto, o deputado federal Marcelo Delaroli, optou por fechar aliança com um dos principais oponentes de Paes na corrida pelo Executivo Fluminense, o senador Romário (Podemos).

Bittencourt foi oficializado nesta tarde em um evento no pátio do MAC (Museu de Arte Contemporânea), em Niterói, na região metropolitana do estado. A cidade é vizinha a Maricá, base eleitoral de Delaroli e pivô da polêmica conversa telefônica entre Paes e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gravada com autorização judicial em 2016. Na ocasião, o então prefeito do Rio chamou o município de "lugar de merda".

Bittencourt é deputado estadual, preside a Comissão de Educação da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e foi o articulador do apoio do PPS à chapa encabeçada por Paes. Para entrar na coligação, a legenda precisou abrir mão da candidatura do sociólogo e fundador da ONG Viva Rio Rubem César Fernandes.

Na ocasião, Bittencourt afirmou à imprensa que havia apresentado ao concorrente do DEM os nomes do próprio Rubem César (para uma eventual indicação a vice) e de Ivanir dos Santos, representante do PPS na briga pelo Senado. No fim, ele próprio foi o escolhido.

Ao menos dez postulantes ao governo fluminense já confirmaram a candidatura. São eles:

Eduardo Paes (DEM);
Romário (Podemos);
Márcia Tiburi (PT);
Pedro Fernandes (PDT);
Dayse Oliveira (PSTU);
Marcelo Trindade (Novo);
Wilson Witzel (PSC);
Índio da Costa (PSD);
Anthony Garotinho (PRP);
Tarcísio Motta (PSOL).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos