PSB diz que Lacerda "causa tumulto" ao manter candidatura em Minas Gerais

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo HOrizonte

  • Vander Bras/divulgação/PSB

Menos de 12 horas após o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) anunciar, no final da noite deste domingo (5), que iria manter sua candidatura ao governo de Minas Gerais pela legenda, a executiva nacional do partido divulgou nota na manhã desta segunda-feira (6) afirmando que Lacerda "apenas causa tumulto ao processo eleitoral".

De acordo com a executiva do PSB, a convenção estadual do partido realizada no sábado, em Belo Horizonte, e que definiu pelo nome do ex-prefeito como candidato ao Palácio da Liberdade, foi anulada por unanimidade pela convenção nacional do PSB, realizada no domingo em Brasília.

"O PSB lamenta enormemente esses incidentes, que apenas causam tumulto ao processo político-eleitoral, e mantém-se firme no propósito de contribuir com eleições seguras, transparentes e democráticas", diz a nota do partido.

Ainda de acordo com a nota, "a pretensão de candidatura" de Lacerda foi levada ao congresso nacional do partido e os delegados foram unânimes ao considerar nulo o congresso estadual do PSB em Belo Horizonte.

"Fomos surpreendidos com a notícia de que Márcio Lacerda voltou a defender a sua candidatura ao governo do estado e manter a judicialização do tema. Essa postura contraditória demonstra falta de transparência com a agremiação, já que o próprio Márcio Lacerda anuiu, diante de seus pares, com a declaração de nulidade do Congresso Estadual que o lançara candidato, bem como desrespeito à autonomia político-partidária do Congresso Nacional, órgão máximo de deliberação do partido", afirma a nota do PSB nacional.

"Essa decisão (de Lacerda se manter na disputa) ocorreu após manifestação de mais de 30 minutos do companheiro Márcio Lacerda, no exercício do seu direito constitucional à ampla defesa e contraditório, e recebeu o apoio unânime de todos os delegados nacionais, inclusive do próprio Lacerda, que recuou da pretensão de fazer valer o congresso estadual. Prevaleceram, assim, os interesses nacionais do PSB e suas alianças programáticas nos diversos estados do país".

O UOL ligou diversas vezes para a assessoria de imprensa de Lacerda, para comentar a nota, mas as ligações não foram atendidas. Um membro da comissão estadual do PSB, destituída na semana passada, do grupo político do ex-prefeito, disse, sob anonimato: "estou tentando me preservar um pouco, para que possamos manter a interlocução com a direção nacional. Não posso comentar essa nota", disse.

Legitimidade da convenção mineira

Neste domingo, depois de participar da convenção nacional que anulou mais uma vez sua candidatura, em Brasília, Lacerda reafirmou pelas redes sociais que pretende concorrer ao governo de Minas e descartou a possibilidade de retirar sua candidatura para disputar o Senado.

Em nota, Lacerda afirmou que a direção nacional do PSB "insistiu" para que ele retirasse sua candidatura para se aliar ao PT e apoiar a reeleição do governador Fernando Pimentel (PT).

"A assessoria jurídica garante a legitimidade da convenção do PSB de Minas Gerais", informa o comunicado.

Apoio do MDB

A comissão provisória do MDB em Minas Gerais decidiu apoiar Lacerda, mesmo com a negativa do PSB nacional em aprovar a sua candidatura, na madrugada desta segunda-feira, após mais de dez horas de discussões.

Com a decisão, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Adalclever Lopes (MDB) será o candidato a vice na chapa do ex-prefeito. O deputado federal Jaime Martins (Pros/MG) foi escolhido para disputar uma das duas vagas ao Senado Federal. Participarão da coligação, além do MDB e PSB, o PV, o PRB, o Pros e o Podemos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos