MST faz protesto no DF e diz que 'vai à luta' se Lula não for candidato

Bernardo Barbosa

Do UOL, em Brasília

  • Wilton Junior/Estadão Conteúdo

    Protesto organizado pelo MST tem máscaras com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília

    Protesto organizado pelo MST tem máscaras com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília

Centenas de militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam nesta terça-feira (14) a região central de Brasília em um ato em defesa da candidatura e da soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, o movimento não trabalha com a hipótese de Lula não ser candidato e quer que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspenda o resultado do julgamento do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre.

"Nós acreditamos que o julgamento do Rio Grande do Sul tem que ser suspenso", disse. "Se lá tem ilegalidade [no julgamento], o presidente Lula pode sim ser candidato."

Os advogados de Lula e aliados do ex-presidente defendem a tese de que não há provas dos crimes pelos quais o petista foi condenado -- corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex, da Operação Lava Jato.

Perguntado sobre a possibilidade de a candidatura de Lula ser vetada na Justiça Eleitoral e o ex-ministro Fernando Haddad, hoje vice na chapa, ser escolhido como candidato, Rodrigues disse que o MST não quer "nem plano B, nem plano C".

Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Protesto do MST passa pelas principais vias de Brasília; ao fundo, o Congresso Nacional

"Se não der para ser, vamos para a luta, para o protesto", afirmou.

O coordenador do movimento também afirma que o MST considera como "fraude" uma eleição sem Lula, posição que chegou a ser apoiada por petistas após a condenação judicial de Lula, mas que não é endossada pelo partido.

"O PT não tem essa posição, mas o MST vai levar essa proposta. Não tem sentido aceitar um jogo de cartas marcadas", disse. "Mas nós vamos ver a cara do Lula na urna, estamos convencidos disso."

Os integrantes do MST estão na capital federal para participar de outra manifestação nesta quarta, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deve anteceder o pedido de registro da candidatura de Lula -- amanhã é o último dia para que o PT inscreva o ex-presidente como seu candidato.

Adriano Machado/Reuters
Manifestantes a favor de Lula participam de marcha em Brasília

Os sem-terra vieram em três grupos, nomeados como "colunas", que partiram de três pontos nos arredores de Brasília, e estão em marcha há quatro dias. Hoje de manhã, os militantes se reuniram na região da torre de TV, um dos principais símbolos de Brasília e que fica bem no meio do Plano Piloto.

Com bandeiras do Brasil e do MST nas mãos, os manifestantes também carregavam faixas em defesa de Lula, uma delas com a frase "Eleição sem Lula é fraude".

A Polícia Militar acompanhou uma das colunas e estimou o número de manifestantes em 1.500. O Detran-DF seguiu outra, com aproximadamente 1.200 militantes. O DER-DF monitorou a terceira manifestação, mas a reportagem não conseguiu contato com o órgão para saber quantas pessoas estavam presentes.

A chegada das colunas do MST levou a interdições nos acessos ao aeroporto de Brasília e ao Plano Piloto. O DER-DF estimou um congestionamento de 26 quilômetros no começo da manhã de terça.

Os sem-terra devem ficar acampados no estacionamento entre o estádio Mané Garrincha e o ginásio Nilson Nelson, de onde partirão em marcha novamente amanhã à tarde rumo ao TSE.

Lula está preso há mais de quatro meses por causa da condenação em segunda instância no caso do tríplex, da Operação Lava Jato. A condenação também o deixa inelegível, em tese, pelos critérios da Lei da Ficha Limpa.

Mesmo assim, o PT garante que vai registrar Lula como candidato. Ele lidera os cenários das pesquisas de intenção de voto em que seu nome é apresentado aos entrevistados. Sem Lula, o líder é Jair Bolsonaro (PSL).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos