PT entra com liminar para que Lula participe do debate nesta sexta
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
Pedido do registro de candidatura de Lula no TSE
O PT entrou, nesta quarta-feira (15) com pedido de liminar junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) solicitando reconhecimento do direito à participação presencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate eleitoral entre candidatos à Presidência da República que está marcado para esta sexta (17), na Rede TV!.
O argumento da defesa é que a prisão de Lula é "injusta, ilegal e inconstitucional" e "não é razão suficiente para cassação de seus direitos políticos".
Leia também:
- Com Lula preso e ato político em Brasília, PT registra candidatura no TSE
- TSE pode decidir sobre candidatura de Lula já nos próximos dias; entenda
- Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,9 milhões
"A candidatura de Lula tem os mesmos direitos de qualquer outra candidatura, inclusive a participação em debates, no horário eleitoral e o nome nas urnas em 7 de outubro", defende o documento.
Caso o pedido de estar presencialmente seja negado, a defesa solicita que Lula participe do debate por videoconferência ou por vídeos gravados previamente.
Inelegibilidade
Poucas horas após o registro, a Procuradora-Geral da República e chefe do MPE (Ministério Público Eleitoral), Raquel Dodge, pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que a candidatura petista com Lula na cabeça de chapa seja rejeitada. Ela afirmou que o ex-presidente "não é elegível".
Quem irá analisar o registro do PT será o ministro Luís Roberto Barroso, do TSE, e o resultado da decisão pode sair nos próximos dias. Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, Barroso pode decidir o caso de maneira monocrática - a defesa de Lula poderia recorrer ao plenário - ou pode submetê-lo à análise geral dos sete ministros que compõem o tribunal.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
-
Ministério Público Eleitoral contesta candidatura de Lula
-
Raquel Dodge pede ao TSE que barre candidatura de Lula
-
-
Registro de candidatura de Lula será analisado por Barroso no TSE
-
Em carta, Lula pede apoio a eleitor: ?Cada um de vocês terá que ser Lula?
-
"Não estou pedindo nenhum favor", diz Lula em carta após candidatura no TSE
-
Patrimônio de Lula cresce 5 vezes em 12 anos. Veja a relação de bens