Em pergunta sobre javali, França critica Doria: "quem muda de ideia é você"

Do UOL, em São Paulo

O governador de São Paulo Márcio França (PSB) e o ex-prefeito da capital João Doria (PSDB) protagonizaram um bate-boca durante o segundo debate entre os candidatos ao governo do estado, realizado pela TV Bandeirantes nesta quinta (16).

Ao responder uma pergunta de um jornalista da emissora sobre uma lei sancionada por França, que limita a caça de javalis no estado de São Paulo, o atual governador negou ter proibido a prática e afirmou que a Assembleia Legislativa, por onde passam todos os projetos de lei, tem 94 deputados. Apesar disso, ele defendeu a medida.

"É claro que tem que ter um controle", disse França, "mas não pode ser como um esporte".

Leia também:

Escolhido para comentar a resposta do governador, Doria afirmou ter ficado "feliz" em ver o atual governador "mudar de posição". Isso porque, de acordo com Doria, a "posição original" de França foi de proibir.

Na réplica, o candidato à reeleição negou e rebateu. "Eu não mudei de ideia não, viu, João? Quem muda de ideia aqui é você. Quarenta e três vezes você prometeu para mim e para todos os paulistanos que cumpriria o mandato e seria o melhor prefeito de São Paulo", disse França.

"Não traio meus amigos, não mudo minhas posições e, acima de tudo, não traio o povo", complementou o atual governador. Doria solicitou pedido de resposta, que foi negado.

Doria, que assumiu a prefeitura de São Paulo em 2017, anunciou sua saída do cargo no início deste ano para disputar o governo do estado.

O debate desta noite na Band foi o primeiro entre candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. A emissora também realizou hoje debates em outros seis estados e o Distrito Federal.

A renúncia de Doria ao mandato de prefeito foi abordada também entre outros candidatos. Marcelo Cândido (PDT), por exemplo, citou o tucano indiretamente a Lisete Arelaro (PSOL) ao mencionar que um dos adversários teve como "prêmio de consolação ser governador".

A candidata do PSOL reforçou a crítica: "Aqui mesmo temos um candidato que abandonou seu compromisso pela metade. E ele fez algo fez algo interessante: assinou um compromisso e não cumpriu. Ele estaria reprovado se estivesse matriculado no sistema público de ensino", afirmou Lisete, que é professora. "Ele está em fase de recuperação. Vamos ver como ele se comporta", completou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos