JN usa 85% das perguntas para polêmicas de candidatos e 15% para propostas

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

Cerca de 85% das perguntas realizadas aos candidatos à Presidência da República na série de entrevistas do "Jornal Nacional" nesta semana foram dedicadas a temas polêmicos e incômodos aos presidenciáveis, deixando apenas 15% do espaço para questionamentos específicos sobre propostas, de acordo com levantamento realizado pelo UOL.

Os apresentadores e editores do telejornal William Bonner e Renata Vasconcellos pressionaram os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) a se pronunciarem sobre temas específicos, que diziam respeito tanto à trajetória política como a posicionamentos pessoais de cada um deles.

Enquanto os candidatos responderam de 14 a 16 perguntas sobre polêmicas, proposições específicas para um futuro governo tiveram um espaço muito menor: foram, em geral, de 2 a 4 questionamentos sobre propostas. O levantamento não levou em consideração a repetição dos temas e nem as intervenções realizadas pelos jornalistas.

Alianças e práticas partidárias

Marina, por exemplo, passou cerca de 22 dos pouco mais de 27 minutos disponíveis para a entrevista respondendo a perguntas sobre o processo de formação da Rede, partido fundado por ela em 2015, e sobre as alianças da sigla nos estados para as eleições deste ano.

Ela respondeu a 14 perguntas sobre polêmicas e duas sobre propostas, que abordaram a reforma da Previdência e a formação de uma equipe "segura", sem envolvimento em casos de corrupção, para um eventual governo seu. Mesmo assim, a candidata, que defendeu um debate sobre a idade mínima para a aposentadoria, foi confrontada pela jornalista Renata Vasconcellos se suas respostas não permaneciam "vagas".

"É importante a gente dizer que vai debater a idade mínima. Mas tem gente que se incomoda com a ideia de debater, porque a gente se acostumou com pacotes", respondeu Marina.

Reprodução/TV Globo
Candidata à Presidência Marina Silva (REDE-AC) participa de entrevista no Jornal Nacional

Já Ciro protagonizou um embate com Bonner sobre o presidente do PDT, Carlos Lupi. Os dois apresentaram informações desencontradas: enquanto o jornalista afirmava que Lupi é réu na Justiça, Ciro negava e dizia que o presidente do partido tinha sua "confiança cega".

O candidato do PDT também defendeu sua chapa, que tem como vice a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) –figura que Bonner apontou ser criticada por setores da esquerda—comparando o arranjo à situação de Lula e do empresário José Alencar, seu ex-vice-presidente por oito anos.

Ciro respondeu a 14 perguntas sobre polêmicas, enquanto as propostas tiveram espaço em outros dois questionamentos dos jornalistas. Foram abordadas a promessa do candidato de tirar o nome dos brasileiros do SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) e o que ele pretende mudar, se eleito, para conseguir negociar projetos importantes para o país no Congresso.

Reprodução/TV Globo
Ciro Gomes (PDT) durante entrevista ao "Jornal Nacional"

Embates sobre gestão e violência

Candidato do PSL, Jair Bolsonaro foi perguntado sobre o histórico de sua família na política, a violência no país, declarações homofóbicas e a desigualdade de gênero.

O deputado federal, que está no Congresso desde 1991, não respondeu diretamente quando questionado sobre o que o diferenciava de outras pessoas que fizeram da política uma profissão, inclusive estimulando a eleição de parentes -- no caso, seus filhos.

Bolsonaro também protagonizou um embate com os jornalistas ao ser confrontado sobre afirmações suas de que a violência só seria combatida com mais violência. "Se um bandido está com um [fuzil] 762 atirando, tem que ter uma [metralhadora].50", afirmou, defendendo que policiais que matarem criminosos têm que ser condecorados. 

Questionado por Renata, o candidato voltou a afirmar: "Você tem que atirar, se não atirar, não vai resolver nunca. Enquanto isso continuar acontecendo, infelizmente vão continuar existindo mortes de policiais e integrantes das Forças Armadas em todo o Brasil", disse, ao que Bonner interveio: "E de inocentes no meio de tiroteios, né, candidato?".

Ao responder a uma pergunta sobre desigualdade de gênero e insinuar que Renata Vasconcellos não ganharia o mesmo que Bonner, o candidato ouviu um sermão da jornalista.

Bolsonaro respondeu a 16 perguntas sobre temas polêmicos e outras duas sobre propostas. Uma delas foi, justamente, se pretende adotar mecanismos para evitar a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

"Olha, mas é lógico que a gente faria, mas estou falando que o Ministério Público do Trabalho pode ser questionado", respondeu.

A outra foi sobre suas declarações em apoio à retirada de direitos trabalhistas como forma de garantir empregos. O candidato, no entanto, não respondeu de forma objetiva quais direitos seriam retirados com seu apoio.

Reprodução/TV Globo
Com anotações na mão, Bolsonaro participa de entrevista no JN

O número de perguntas específicas sobre propostas só foi ligeiramente maior no caso de Geraldo Alckmin, que respondeu a três questionamentos sobre proposições. Mesmo assim, as perguntas vinham contextualizadas com ataques à gestão do tucano no estado de São Paulo.

Mencionando atrasos na entrega de obras do metrô e do Rodoanel, Bonner questionou o tucano sobre como ele faria para "convencer o eleitor" de que irá "botar nos trilhos a questão da mobilidade no país inteiro".

A mesma roupagem foi utilizada para perguntas sobre propostas para a habitação e as OSs (organizações sociais) como alternativa ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Também sobre a época em que o tucano ocupou o governo do estado paulista, foram abordadas a segurança pública e a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que Alckmin negou ser comandada de dentro das prisões. O tucano também voltou a sair em defesa de Laurence Casagrande, ex-presidente da Dersa e seu ex-secretário de Logística e Transportes, que foi preso acusado de desvios na obra do Rodoanel.

Além das investigações na Dersa, os temas mais espinhosos abordados com Alckmin foram a permanência do investigado Aécio Neves e do condenado Eduardo Azeredo no PSDB e sua coligação com o centrão, cujos partidos têm membros investigados na Operação Lava Jato.

Reprodução/TV Globo
Geraldo Alckmin (PSDB) participa de entrevista no Jornal Nacional

Marina falou mais, mas foi mais interrompida

Ao mesmo tempo em que foi a candidata que mais falou ao longo da entrevista –cerca de 59% do período disponível--, Marina foi mais interrompida do que os outros presidenciáveis.

De acordo com a "Folha de S. Paulo", Bonner e Renata cortaram 26 vezes as falas da candidata, enquanto Alckmin foi interrompido 19 vezes, Ciro 17 e Bolsonaro, 15.

Os três candidatos falaram por tempos semelhantes, segundo levantamento do instituto Spot: Ciro ocupou 55% do tempo de sua entrevista, enquanto Bolsonaro falou por 56,5% e Alckmin por 55,9%.

Ciro, Bolsonaro, Alckmin e Marina, principais presidenciáveis mais bem colocados na última pesquisa Datafolha, foram convidados pela Globo a participar do programa.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a pesquisa nos cenários em que aparece, não participou. A Globo argumentou que ele está proibido pela Justiça de conceder entrevistas. Condenado no caso do tríplex, da Operação Lava Jato, Lula está preso em Curitiba há quase cinco meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos