Bolsonaro diz que repórter gay "tem cara" de que pintou unha quando criança

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

Candidato à Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta terça-feira (4) que um repórter "tem cara" de que pintou a unha quando era criança.

O comentário foi feito depois de o presidenciável ter sido questionado pelo jornalista, que é gay, sobre um vídeo que ele compartilhou no Twitter. A entrevista ocorreu enquanto o parlamentar caminhava até o plenário da Câmara dos Deputados.

A gravação mostra uma criança de quatro anos vestida com uniforme escolar da rede municipal de São Paulo contando que sua professora "ensinou que menino usa saia, vestido, brinco e pinta a unha" dentro da sala de aula.

"Qual o posicionamento do senhor? Por que o senhor retuitou isso?", perguntou o repórter de outro veículo de imprensa, que não será identificado nesta reportagem. "Pergunta pro teu... Você pintou unha quando era criança?", rebateu Bolsonaro.

Quando o jornalista respondeu que não pintou, o candidato imediatamente afirmou: "você tem cara de ter pintado a unha".

O vídeo foi republicado no Twitter de Bolsonaro na tarde desta quarta, oriundo da conta @mimimi_oficial, que marcou o perfil do presidenciável. "Olha ai presidente @jairbolsonaro", diz a postagem.

A menina filmada é questionada por um homem sobre o que ocorreu na escola, identificada por ela como Monteiro Lobato, e informa que a fala da professora aconteceu dentro de uma sala de aula.

O interlocutor então diz que é "inadmissível" e "um absurdo" que isso seja ensinado dentro de uma sala de aula para criança de apenas quatro anos e avisa que "vai ver o que a gente faz".

O presidenciável é constantemente acusado de homofobia, mas nega e diz ser contrário apenas ao que batizou de "kit gay", material que seria distribuído para crianças nas escolas pelo Ministério da Educação.

O deputado costuma criticar o que chama de "ideologia de gênero" que supostamente seria ensinada a crianças nas escolas brasileiras, alvos de "doutrinação ideológica".

Segundo Bolsonaro, professores ensinam aos alunos que eles podem escolher o gênero que adotarão, independentemente do sexo biológico de cada um.

Leia como foi a entrevista:

Repórter: Qual o posicionamento do senhor? Por que o senhor retuitou isso?

Bolsonaro: Pergunta pro teu... Você pintou unha quando era criança?

Repórter: Não, não pintei.

Bolsonaro: Você tem cara de ter pintado a unha.

Repórter: Não, o senhor não me respondeu...

Bolsonaro: Você tem cara...

Repórter: Não, você não pode falar assim comigo.

Bolsonaro: Eu não posso o quê, rapaz!? Você pergunta o que quer e eu respondo o que eu quero.

Repórter: Por que o senhor retuitou?

Bolsonaro saiu andando e falou a apoiadores: "vamo [sic] lá, primeiro turno, hein!?".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos