"Lula é Haddad": PT muda música da campanha após decisões do TSE

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

  • Geraldo Bubniak - 30.ago.2018/AGB/Estadão Conteúdo

    Haddad durante ato de campanha em Curitiba, na quinta (30)

    Haddad durante ato de campanha em Curitiba, na quinta (30)

Em seu segundo programa eleitoral para presidente, veiculado na TV nesta terça-feira (4), o PT incluiu o nome do ex-ministro Fernando Haddad na letra da música da campanha do partido. Hoje vice na chapa petista, Haddad deve assumir a candidatura depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de entrar na disputa.

A nova versão veio depois que o TSE vetou a candidatura de Lula e impediu referências ao ex-presidente como candidato nos programas eleitorais de rádio e TV.

A letra modificada traz o verso "Lula é Haddad, é o povo" encerrando o refrão da música, em vez de "É Lula nos braços do povo". Outra alteração foi no verso "chama que o homem dá jeito", que passou para "chama que o 13 dá jeito", em alusão ao número do PT na urna.

O PT anunciou que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para contestar o veto à candidatura de Lula, que foi barrada no último sábado (1º) pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa.

  • 52138
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2018/09/01/voce-concorda-com-a-decisao-do-tse-de-barrar-a-candidatura-de-lula.js

Na manhã desta terça, a legenda entrou com recurso na Corte eleitoral contra decisão do ministro Sérgio Banhos, que acatou pedido do partido Novo segundo o qual inserções do PT no rádio tinham o objetivo de "fazer o eleitor acreditar que Lula segue na campanha". Banhos determinou que o PT deve pagar multa de R$ 500 mil se houver novas ocorrências do tipo.

Em outra decisão, o ministro Carlos Horbach determinou que a coligação formada por PT, PCdoB e Pros pare de veicular o programa transmitido na TV no sábado (1º), que fez referência à candidatura de Lula, também sob pena de multa. O pedido neste caso também foi feito pelo Novo.

PT tem até dia 11 para substituição

Haddad tem rodado o Brasil em campanha para se fazer conhecido como representante de Lula e compartilhado o tempo dos programas eleitorais do PT com o ex-presidente -- que pode aparecer como apoiador em até 25% do tempo. Além de aparecer no jingle petista, o ex-ministro também ganhou destaque no logotipo da campanha.

A coligação do PT tem até o dia 11 para registrar um novo candidato a presidente. Não há consenso no partido sobre o momento de anunciar a troca de Lula por Haddad, ou mesmo sobre aguardar o julgamento de recursos sob o risco de não ter tempo para inscrever o ex-ministro como candidato.

Hoje, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), indicou que o partido não deve ficar sem candidato.

Outra preocupação do PT é ter tempo para fazer a transferência de votos de Lula para Haddad, ainda desconhecido de boa parte do eleitorado.

Enquanto Lula foi o líder do último Datafolha, do dia 22, com 39% das intenções de voto, Haddad teve 4% no cenário em que foi apresentado como candidato do PT.

Segundo a mesma pesquisa Datafolha, Haddad ainda era desconhecido de 41% do eleitorado naquela altura de agosto, pouco depois do início oficial da campanha eleitoral. No Nordeste, principal reduto eleitoral petista, esse número chegava a 51%.

Veja íntegra da sabatina UOL, Folha e SBT com Marina Silva

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos