Cabo eleitoral de Haddad, Lula já teve essa função. Relembre como foi

Do UOL, em São Paulo

Depois de um processo tortuoso, o PT oficializou a candidatura de Fernando Haddad à Presidência na última terça-feira (11). O ex-prefeito de São Paulo está subindo nas pesquisas, mas ainda não está claro qual o impacto que a indicação de Luiz Inácio Lula da Silva terá em sua jornada.

Esta não é a primeira vez em que Lula, fora do páreo, atua como cabo eleitoral. Na verdade, não é nem a primeira vez que Haddad participa desse processo. Foi com um empurrão do ex-presidente que ele chegou à Prefeitura da maior cidade do país em 2012.

Leia também:

Mas o apoio de Lula não é garantia de vitória nas urnas, como a candidatura de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo atestou em 2014.

Confira no vídeo acima os números dos petistas indicados por Lula em três campanhas nas quais o ex-presidente investiu muito de seu capital político. 

Preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente já não tem a mesma popularidade de antes, segundo dados acumulados pelo Datafolha. Ainda assim, as pesquisas recentes indicam que ele pode exercer influência significativa sobre a campanha deste ano. A dúvida é se Haddad vai conseguir se beneficiar dela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos