Quem é você no Congresso? Aplicativos e sites ajudam a peneirar candidatos

Gabriela Fuijta

Do UOL, em São Paulo

A proposta de sites e aplicativos de sintonia política é ajudar o eleitor a encontrar seu candidato ideal: alguém que pense como ele e que defenda ou critique projetos de lei como ele faria, se tivesse um mandato. Várias dessas ferramentas estão disponíveis de graça na internet e possibilitam desde comparar as respostas do usuário com as do candidato (em nível estadual e nacional) até checar como o político já votou em temas polêmicos, e ainda se ele tem pendências na Justiça.

O UOL testou algumas opções e conversou com quem está por trás dessas iniciativas de peneirar candidaturas. O resultado muda bastante de uma ferramenta para outra, o que pode se explicar pela diferença nos bancos de dados de cada uma e nos critérios de avaliação dos candidatos.

Também consultamos o pesquisador de inovação e tecnologia Fabro Steibel, cientista político e diretor-executivo do ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio).

"Isso ajuda a diferenciar os candidatos", afirma Steibel. "A ver que nem todo político é igual. Seja você quem for, tem um candidato com a sua cara." (veja as sugestões do especialista mais abaixo)

1. Calculadora de Afinidade Eleitoral

https://oiceberg.com.br/calculadora/

Arte/UOL

Não é preciso fazer cadastro para usar. O usuário responde a 23 perguntas objetivas (sim, não ou depende) nas áreas de economia, energia, proteção social, segurança e educação.

O site calcula quais os presidenciáveis que mais se assemelham ao eleitor com base no que ele respondeu e nas propostas dos políticos. Também há um espaço para que os candidatos publiquem as próprias respostas para as questões apresentadas pela calculadora -- até as duas primeiras semanas de setembro, apenas três haviam feito isso.

Também é possível calcular quais são os partidos que mais se parecem com o usuário respondendo mais 16 perguntas em temas como impeachment de Dilma Rousseff, financiamento empresarial dos partidos, terceirização, redução da maioridade penal e outros.

As perguntas foram formuladas a partir de um estudo publicado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com o mapeamento de posições políticas dos presidenciáveis. Para o cálculo da semelhança com os partidos, foram consideradas as votações mais polêmicas e disputadas nos últimos quatro anos de atividade da Câmara dos Deputados.

2. Appoie

https://www.appoie.com/

Arte UOL

É preciso baixar o aplicativo no celular e fazer um cadastro com nome, e-mail, senha e cidade onde vota.

A ideia é comparar candidatos e descobrir quais se parecem mais com o eleitor, entre senadores, deputados federais e estaduais. Para isso, é necessário responder ao menos 15 perguntas antes de ir para o resultado, marcando se é a favor, contra ou indiferente.

As questões se referem a assuntos já votados, como a intervenção federal no Rio de Janeiro e o teto para gastos do governo federal pelo período de 20 anos. Um diferencial aqui são as opiniões que o usuário deve defender ou criticar. Por exemplo: "Uma mulher casada e com filhos pode ter uma carreira, mas sua principal função é cuidar do lar" ou "Um cidadão que não faz nada de errado não precisa se preocupar se o governo o vigia".

Quanto mais respostas, maiores as chances de se chegar a uma lista mais fiel de candidatos ao seu perfil. Para refinar o resultado, o aplicativo incentiva o usuário a avaliar os candidatos e políticos com mandato em vigor com as opções apoiar, simpatizar ou reprovar.

3. Match eleitoral

https://matcheleitoral.folha.uol.com.br/

Arte/UOL

Não é preciso se cadastrar, mas você deve informar sexo, idade e nível de escolaridade antes de receber o resultado.

No site desenvolvido pela Folha de S.Paulo e disponível desde 27 de agosto, o eleitor responde a 20 perguntas. São quatro opções de resposta: concordo totalmente, concordo parcialmente, discordo parcialmente ou discordo totalmente.

Os temas passam por descriminalização das drogas, aborto, pagamento de impostos, segurança pública e cotas raciais. O "match" -- termo em inglês para "semelhante" ou "combinação", usado em aplicativos de paquera como Tinder -- só funciona para candidatos a deputado federal e ao Senado pelo estado de São Paulo.

No teste feito pela reportagem, foram oferecidos 20 candidatos, de seis partidos políticos, variando de 82,5% a 90,6% de semelhança. É possível filtrar o resultado por partido, sexo e religião, reduzindo o tamanho da lista.

4. Vota SP

https://votasp.org.br/

Arte/UOL

É necessário fornecer nome, e-mail, senha e a cidade no estado de São Paulo onde o usuário vota.

A ferramenta dá opções de candidatos paulistas para os cargos de deputado estadual e federal. O site está em operação desde 2016, quando ofereceu aos eleitores de Campinas (SP) o cálculo de um índice de afinidade com candidatos a vereador na cidade. Em 2018, o cenário foi ampliado para o nível dos deputados.

São 40 perguntas no total, que devem ser respondidas por eleitores e candidatos. A partir de 20 respostas, o usuário consegue calcular a afinidade entre suas respostas e as dos políticos. Reforma agrária, pena de morte, legalização do consumo de maconha e liberação do porte de armas estão entre as questões. Elas foram criadas no início do ano pela equipe da Minha Campinas, uma ONG de mobilização social sem fins lucrativos e sem vínculos políticos, criada em 2015, e depois compartilhadas com uma rede de 13 mil voluntários para chegar a temas relevantes para um grande número de pessoas.

A ONG entrou em contato com quase 3,3 mil candidatos, mas somente 300 responderam (de 33 partidos), o que quer dizer que somente estes entram na lista de sintonia eleitoral. No teste feito pela reportagem, apareceram 61 opções para deputado federal, com afinidade acima de 66%, e 39 opções para deputado estadual, com afinidade superior a 65%.

5. Tem meu voto

https://temmeuvoto.com/

Arte/UOL

A plataforma está disponível ao eleitor desde 10 de setembro, e não é necessário se cadastrar, somente indicar o estado onde vota.

São seis perguntas sobre economia, candidatos com processo na Justiça e direitos individuais, entre outros.

O site apresenta uma lista dos candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador que tiveram maior número de respostas iguais às do usuário. As informações são obtidas em fontes públicas oficiais.

6. Rio por inteiro

https://rioporinteiro.org.br/

Arte/UOL

A ideia do site é inverter a relação entre eleitor e promessas de campanha no Rio de Janeiro: o usuário faz uma proposta e o candidato responde se vai cumprir, caso seja eleito. 

Atualmente, existem 214 propostas cadastradas. Você pode consultá-las e verificar quem as apoia. 

Para apoiar uma iniciativa ou cadastrar uma nova, é preciso registrar um nome de usuário, e-mail e senha.

A plataforma tem 30 candidatos a deputado federal cadastrados e mais 73 a deputado estadual, cada um com os compromissos que já assumiu a partir das sugestões dos eleitores.

7. Quem me representa

http://qmrepresenta.com.br/

Arte/UOL

Criado como um exercício de pesquisa acadêmica, o site foi lançado em 2015, por ocasião das polêmicas envolvendo Eduardo Cunha, então deputado federal pelo PMDB e presidente da Câmara. O objetivo era mostrar quais integrantes da Casa votavam com ele ou contra ele, principalmente nos assuntos mais polêmicos.

A partir disso, o projeto foi ampliado e passou a permitir a interação dos usuários. Para acessar, não é preciso fornecer nenhum tipo de informação, apenas responder a 24 perguntas (sim, não ou não sei), que fazem referência a leis já votadas ou barradas no Congresso Nacional. Conforme as respostas são dadas, uma barra lateral vai mostrando quais são os deputados federais com mandato atual que mais têm semelhança com o usuário.

Você pode filtrar por deputados ou partidos e por estado. Também é possível digitar o nome de um deputado e conferir como ficou o placar das votações dele, sendo que são excluídas as abstenções e obstruções. Os dados utilizados no site são coletados no portal da Câmara Federal, e novas perguntas podem ser incluídas na lista conforme a repercussão da votação ou o interesse popular pelo assunto.

8. Detector de ficha de político

http://www.vigieaqui.com.br/detectordefichadepolitico

Arte/UOL

O serviço é ligado ao site Reclame Aqui, que registra queixas de consumidores insatisfeitos com o atendimento que receberam.

O aplicativo para consultar a ficha do político deve ser baixado no celular e não pede cadastro do usuário. O objetivo é mostrar qual é a situação do candidato na Justiça brasileira.

É muito fácil de ser usado: basta digitar o nome ou tirar uma foto do rosto do candidato.

Constam no banco de dados do aplicativo governadores, vice-governadores e deputados federais eleitos desde 2014; senadores eleitos desde 2010; presidentes e vice-presidentes vivos; candidatos a presidente e a governador (com base no Datafolha e no Ibope).

"Seja você quem for, tem um candidato com a sua cara"

O cientista político Fabro Steibel afirma que o processo de definição do voto é complexo e necessita de muitas "pistas" para acontecer. Os sites e aplicativos eleitorais podem dar uma forcinha.

"O que essas ferramentas ajudam a fazer é ter pistas mais informadas sobre os candidatos. Porque custa caro ter informação, caro no sentido de atenção e interesse. É quase como aqueles sites de namoro, em que você diz as cinco coisas que você é e recebe uma pessoa para conhecer. É um Tinder da política. O que é bom, porque você diminui a distância entre a informação política e o eleitor."

Apesar disso, o especialista ressalta que é prudente tomar alguns cuidados, principalmente em relação aos dados entregues pelo usuário. "Tem um quê de cabo eleitoral nesses aplicativos que é bom tomar cuidado. É bom que você conheça quem está por trás do aplicativo e que você saiba que as informações foram colocadas ali sem tendência", recomenda.

De acordo com Steibel, alguns serviços podem funcionar como isca para o roubo de dados pessoais. Por isso, só dê informações que você saiba que estão relacionadas com a finalidade do aplicativo. Número do telefone e em quem você votou na outra eleição não devem ser divulgados.

E a dica dele para quem quiser experimentar os sites e aplicativos é a seguinte: "Se joga! Vai conhecer candidato. Está na hora de encontrar o seu. Não há nada mais politizado que escolher em quem votar. Essa ideia de que ninguém te representa é porque você procurou pouco."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos