Paes tem 24%, Romário, 18% e Garotinho, 12%, mostra Ibope no Rio

Hanrrikson de Andrade e Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

  • Jorge Hely/Folhapress

    Candidatos participam de debate UOL, Folha e SBT no Rio

    Candidatos participam de debate UOL, Folha e SBT no Rio

Pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (19) coloca Eduardo Paes (DEM) e Romário (Podemos) em situação de empate técnico na dianteira da disputa pelo governo do estado do Rio de Janeiro. O primeiro tem 24% das intenções de voto e o segundo, 18%.

A igualdade ocorre no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Anthony Garotinho (PRP), com 12%, aparece na sequência.

Os números do Ibope mostram que Paes vem se distanciando numericamente dos adversários desde o primeiro levantamento do instituto de pesquisa, divulgado em 21 de agosto. Na ocasião, ele anotava 12% das intenções de voto e, devido à margem de erro (três pontos), estava em situação de empate técnico com Romário (14%) e Garotinho (12%).

Garotinho teve o pedido de candidatura negado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral do RJ), mas conseguiu uma liminar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, até o momento, o garante na disputa.

Leia também

Essa é a segunda pesquisa divulgada pelo Ibope desde que a chapa encabeçada por Garotinho foi contestada. É também o segundo levantamento desde o início do horário eleitoral no rádio e na TV, em 16 de agosto.

Em relação ao estudo anterior, Paes passou de 23% para 24%; e Romário oscilou negativamente, saindo de 20% para 18%. Garotinho se manteve com 12%.

O Ibope também questionou os eleitores acerca dos candidatos que eles não votariam de jeito algum. O campeão de rejeição, de acordo com a amostra, é Garotinho (48%). Paes (31%), Romário (22%) e Indio (16%) aparecem na sequência.

Na simulação de segundo turno, Paes venceria os dois principais oponentes. No embate com Romário, teria 37% contra 31% do adversário. Já contra Garotinho, triunfaria por 41% a 24%, se confirmadas as projeções do instituto. Romário levaria a melhor contra Garotinho (38% a 25%).

O Ibope entrevistou 1.512 pessoas em 42 cidades entre os dias 16 e 18 de setembro, e o nível de confiança estimado é de 95%. O estudo foi encomendado pela Globo e registrado no TSE sob o número BR?07567/2018. O investimento foi de R$ 115.445,98.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos