Ciro defende autocrítica da esquerda para vencer "a pior direita"

Luis Kawaguti

Do UOL, no Rio

  • JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    24.set.2018 - Ciro Gomes (PDT), participa de reunião na Associação dos Engenheiros da Petrobras no Rio de Janeiro

    24.set.2018 - Ciro Gomes (PDT), participa de reunião na Associação dos Engenheiros da Petrobras no Rio de Janeiro

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse que a esquerda precisa fazer uma autocrítica para não eleger a pior direita. Ele também fez críticas ao Partido dos Trabalhadores e à ex-presidente Dilma Rousseff ao participar de palestra na Associação dos Engenheiros da Petrobras nesta segunda-feira (24).

"Votei no Lula todas as eleições. Votei na Dilma engolindo já o quem não queria engolir, inclusive na reeleição. Votamos contra o impeachment, agora sou insultado e agredido toda hora", disse Ciro. "A esquerda brasileira ou faz uma autocritica para se reconectar com a vida do nosso povo ou vamos legitimar agora a pior direita", disparou.

Ele criticou a inexperiência de Dilma Rousseff ao governar o Brasil após a reeleição em 2014. "Não conseguimos juntar nem um terço dos deputados num país em que deputado está à venda no atacado e no varejo", afirmou.

"Eu não recomendo que se compre não, mas num país em que até comprar você pode, você não reunir nem um terço é uma lição para gente pensar", avaliou Ciro. O pedido de impeachment de Dilma passou na Câmara dos Deputados em 2016 por 367 votos a favor, 137 contrários e 7 abstenções.

Ele também criticou alianças feitas pelo PT para a eleição deste ano com o MDB, especialmente com os senadores Renan Calheiros, em Alagoas, e Eunício Oliveira, no Ceará. Ciro critica o fato deles terem apoiado o impeachment de Dilma. O curioso é que Cid Gomes, irmão de Ciro, é candidato ao Senado ao lado de Eunício na chapa que tem Camilo Santana (PT) como candidato ao governo. A situação causa mal-estar dentro da família Ferreira Gomes.

Ciro também defendeu que a Petrobras não deve ser privatizada e disse que em seu governo a empresa teria papel protagonista no desenvolvimento do país. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos