Em embate com Haddad, Alvaro Dias diz que "PT é implacável com o pobre"

Guilherme Mazieiro e Luís Adorno

do UOL, em São Paulo

O presidenciável Alvaro Dias (Podemos) disse que o "PT é implacável com o pobre". A frase foi disparada contra Fernando Haddad (PT) no quarto debate presidencial, promovido nesta quarta-feira (26) por UOL, Folha de S. Paulo e SBT.

Leia mais sobre o debate UOL/Folha/SBT:

Haddad disse a Alvaro Dias que irá fazer a reforma bancária,"tema no qual você [Dias] não toca, talvez por compromissos anteriores". 

Na resposta, Dias criticou as reformas feita pelo governo do PT. "Na Olimpíada da mentira e da corrupção o PT ganha medalha de ouro. Em 2007, trabalhei duro para derrubar a CPMF, em janeiro [de 2008] o PT aumentou o IOF (Imposto Sobre Transações Financeiras) para recuperar os R$ 40 bilhões que perdera com o fim da CPFM e agora alega que vai reduzir impostos. O PT é implacável com o pobre, ele distribui a pobreza", disse.

Haddad, na tréplica, afirmou que Dias foi senador pelo PSDB e apoiou o governo de Fernando Henrique Cardoso, "campeão de aumento de carga tributária". O petista disse que a gestão tucana aumentou a carga tributária de 26% do PIB (Produto Interno Bruto) para para 32% do PIB.

"Nós não aumentamos 1% . pelo contrário, fizemos o pobre ter acesso ao orçamento público. Todos o programas que eu citei são do PT. O senhor não tem o menor respeito com a população beneficiária de todos esses programas", disse Haddad, em referência a programas como Bolsa Família e Mais Médicos.

Após o embate, Dias pediu direito de resposta, que foi negado pela direção do debate,

Participaram também do debate desta quarta Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (Psol).

Jair Bolsonaro (PSL) não compareceu porque está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele se recupera desde o último dia 6, quando foi esfaqueado em ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

De acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (26), Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa, com 27% das intenções. Ele é seguido por Fernando Haddad (PT), com 21%, Ciro Gomes (PDT), com 12%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e Marina Silva (Rede), com 6%. A margem de erro é de dois ponto percentuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos