Eleição pode ser adeus político de Ciro, Alckmin e Marina, diz Carlos Melo

Do UOL, em São Paulo

O que vem por aí na reta final da eleição presidencial, após a realização do debate promovido por UOL, Folha e SBT nesta quarta-feira (26)?

Dentre muitas questões ainda pendentes, o cientista político Carlos Melo, professor do Insper e blogueiro do UOL, cogita que a última semana de disputa poderá representar a despedida das disputas presidenciais de três figuras de alta expressão na política brasileira: Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede). "Voltar em 2022 parece fora do horizonte para esses candidatos", diz Melo. Veja a análise completa no vídeo acima.

Leia mais sobre o debate UOL/Folha/SBT:

As pesquisas eleitorais, como a mais recente divulgada pelo Ibope, têm cenário complicado para o trio, que já disputa pela segunda (Alckmin) ou terceira (Ciro e Marina) vez a vaga no Planalto.

No vídeo, Melo também fala sobre como este é o momento da campanha em que o eleitor enfim passa a definir a estratégia para seu voto. O chamado voto útil faz parte dessa equação, e é baseado nele que muitos candidatos passam a reforçar um discurso antipetista, não necessariamente para tirar votos de Fernando Haddad (PT), mas sim mirando eleitores que possam eventualmente desistir de Jair Bolsonaro (PSL), o líder das pesquisas. 

Fica também a dúvida sobre qual será o impacto do cancelamento de 3,4 milhões de títulos de eleitores que não compareceram à revisão cadastral prevista pela Justiça Eleitoral. Ainda seria cedo para dizer, na opinião de Melo, qual candidatura pode perder mais votos. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos