Após Ciro querer distância do PT, Haddad diz que estarão juntos no 2º turno

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Knapp - 26.set.2018/Folhapress

    Haddad (esq.) e Ciro estiveram juntos durante debate promovido por UOL, Folha e SBT

    Haddad (esq.) e Ciro estiveram juntos durante debate promovido por UOL, Folha e SBT

Horas após ouvir Ciro Gomes (PDT) dizer que "prefere governar sem o PT", o candidato petista ao Planalto, Fernando Haddad, disse que isso "não faz sentido". "Olha, lá no Ceará, não é verdade. Lá no Ceará [estado já administrado por Ciro], o PT governa junto com o PDT. E é o estado dele. Não faz sentido isso, sabe? Nós somos muito próximos", disse Haddad durante ato de campanha nesta quinta-feira (27) em Caxias do Sul (RS).

No debate promovido por UOL, Folha de S.Paulo e SBT na quarta-feira (26), Ciro disse que, caso ganhe a disputa presidencial, pretende governar sem o PT. "Se eu puder governar sem o PT, eu prefiro, porque o PT, nesse momento, representa uma coisa muito grave para o país, menos pelos benefícios, que não foram poucos, que produziu, mas mais porque se transformou em uma estrutura de poder odienta que criou o Bolsonaro, essa aberração", disse o pedetista.

"Esse conflito entre os dois [entre PT e Bolsonaro] vai levar nosso país para o fundo do poço", complementou.

Perguntado sobre se espera o apoio de Ciro na próxima etapa do pleito, caso avance, Haddad disse que eles estarão "juntos no segundo turno". "Eu tenho certeza disso. Posso te assegurar que a nossa vontade é estar junto", falou o petista durante a agenda na cidade gaúcha.

Nas pesquisas de intenção de voto, Ciro aparece com 12%, atrás de Haddad, com 21%, e Jair Bolsonaro (PSL), com 27%. Como pertencem ao mesmo campo político, a esquerda, Ciro tem Haddad como seu principal adversário para conquistar os votos necessários para chegar ao segundo turno.

Se vencer, Ciro diz que prefere governo sem o PT

Em 3º, Ciro diz querer 2º turno com Haddad

Em declaração também nesta quinta, o candidato do PDT disse preferir que o segundo turno seja entre ele e Haddad. "É claro que eu deveria dizer que venha quem vier, mas precisamos proteger Brasil do poço sem fundo do Bolsonaro. Eu e o Haddad seria uma disputa entre dois democratas, duas pessoas respeitadas, que respeitam a democracia, as diferenças, portanto independentemente de ser mais fácil para mim derrotar o Bolsonaro, eu preferiria, para proteger o Brasil, que fosse eu com Haddad", disse à rádio Jornal, de Pernambuco.

No começo do ano, Ciro e Haddad chegaram a negociar uma chapa única à Presidência, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve sua intenção de concorrer, mesmo estando inelegível em razão da Lei da Ficha Limpa.

O PT também interferiu nas negociações do pedetista com outros partidos de esquerda, como o PSB, para alianças da eleição presidencial. Desde então, Ciro tem elevado o tom das críticas aos petistas. Com a confirmação de Haddad como substituto de Lula na cabeça de chapa do PT, Ciro chegou a dizer que o país não merecia outro "presidente fraco". O petista passou a responder dizendo que seu adversário precisa ter "autocontrole", ao refutar as críticas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos