Ciúme, jejum e fã-clube: como a mulher e a mãe avaliam Daciolo em campanha

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

  • Leonardo Martins/UOL

    Daciolo posa para foto com sua mãe, Neuza (à esq.), e sua mulher, Cristiane

    Daciolo posa para foto com sua mãe, Neuza (à esq.), e sua mulher, Cristiane

Na noite desta quarta-feira (26) Neuza e Cristiane foram alvo de declarações de amor em rede nacional feitas durante o debate do UOL, em parceria com Folha e SBT, entre oito candidatos à Presidência. Do outro lado da câmera estava o candidato à Presidência da República pelo Patriota, Cabo Daciolo

Em meio a críticas para candidatos e anúncio de propostas, Daciolo buscou flertar com o eleitorado feminino ao dizer que as mulheres terão o mesmo espaço que os homens caso ele vença a disputa ao Planalto. O candidato não atinge 1% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa Ibope.

Em resposta a uma pergunta de Guilherme Boulos (PSOL) sobre se achava justo mulheres que chefiam casas sozinhas pagarem impostos com baixo salário, Daciolo abriu o coração. "Eu quero aproveitar também que eu estou aqui com a presença da minha mãe, uma pessoa especial, e da minha esposa, uma pessoa especial: Mãe, eu te amo! Varoa, eu te amo! E as mulheres brasileiras, amo todas vocês".

"Olha, meu irmão, aquilo ali [a homenagem] não é nada montado e nem planejei para que acontecesse. Eu tenho oito mulheres que me cercam: minha mãe, minha esposa, quatro irmãs e mais duas filhas. Elas simbolizam o que vamos fazer com a nação, tratar com valor e respeito, nós vamos mudar a nação", disse Daciolo ao UOL após o evento.

Sentadas no canto direito da plateia, logo na primeira fileira, Cristiane Daciolo, 47, e Neuza Daciolo, 68, retribuíram a declaração do candidato formando um coração com as mãos. "Essa homenagem, ele faz para gente todos os dias em qualquer lugar", diz a mãe.

"Ele é um homem gentil. Vinte anos de casamento e um homem, em rede nacional, faz uma homenagem para você? É um sinal de que ele tem um diferencial com as mulheres", diz Cristiane, que é também a assessora de campanha do candidato.

Em suas considerações finais do debate, Daciolo disse, mais uma vez, que ama as "mulheres brasileiras". Se Cristiane sentiu ciúmes? "Nenhum! Tem página na internet, no Facebook, chamada 'Loucas por Daciolo', e eu acho até legal. Quando a mulher aprecia é sinal de que aquele homem tem predicados, e aquele predicado todo me pertence. Dentro do respeito, não tenho problema nenhum", diz Cristiane.

Companheiras de retiro em montes

Cristiane e Neuza também frequentaram "várias e várias vezes" a ida do candidato do Patriota aos montes, para jejum e orações. "A gente só não vai nos mais altos porque tem até que subir de rapel", conta a mãe.

Levantamento feito pelo UOL indica que, até o final do primeiro turno, ele ficará em montes no mínimo, 25 dos 52 dias da campanha eleitoral. Para o cálculo, foram considerados vídeos do candidato em montes publicados por ele nas redes sociais e notas oficiais da campanha.

Em 21 e 23 de agosto, Cabo Daciolo promoveu transmissões ao vivo no Facebook direto de um monte, em que louvou a Deus e criticou o atual sistema mundial, citando supostas ordens superiores que querem controlar a população. Ele interrompeu seu retiro para participar do debate desta quarta.

Uma vez no alto, eles fazem orações, dormem em barracas, brincam com as crianças e fazem até fogueira. Também falam de campanha, mas é mais um momento de oração, segundo a família.

Ao ser questionada sobre o candidato em que votariam em um eventual segundo turno caso Daciolo não esteja no pleito, a mãe interrompe a reportagem. "Ele vai ser presidente, ele vai levar no primeiro turno, tem um plano de Deus e ele vai ganhar", diz Neuza, em discurso semelhante ao do filho nas considerações finais do debate. "A gente não tem plano B, ele é nosso plano A, a gente não pensa em apoiar [nenhum outro nome]", complementa Cristiane.

Indagado por jornalistas sobre o tema antes do debate, o candidato, sempre com a Bíblia em mãos, já havia revelado à imprensa seu aliado em um segundo turno: "Jesus Cristo".

Cabo Daciolo rouba a cena em debate UOL/Folha/SBT

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos