UOL, Folha e SBT promovem debate com candidatas à Vice-Presidência

Do UOL, em São Paulo

  • UOL

As candidatas a vice-presidente da República participarão nesta terça-feira (2) do debate promovido pelo UOL, em parceria com o SBT e a Folha de S.Paulo. Manuela D'Ávila (PCdoB), vice na chapa de Fernando Haddad (PT), Kátia Abreu (PDT), vice de Ciro Gomes (PDT), e Ana Amélia (PP), vice de Geraldo Alckmin (PSDB) debaterão e apresentarão as propostas das suas chapas para o país, a partir das 10h, nos estúdios do UOL, em São Paulo.

Os vices dos cinco presidenciáveis mais bem colocados na pesquisa Datafolha de 20 de setembro foram convidados. Mas Eduardo Jorge (PV), vice de Marina Silva (Rede), e general Mourão (PRTB), vice de Jair Bolsonaro (PSL), decidiram não participar. Jorge disse ter problemas de agenda e por isso não poderia comparecer. Já Mourão falou que Bolsonaro é quem fala pela chapa "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

O fim de semana foi movimentado para algumas das candidatas a vice. Manuela D'Ávila e Kátia Abreu estiveram no sábado (29) na concentração, no largo da Batata (zona oeste da capital paulista), do ato Mulheres Contra Bolsonaro, convocado por mulheres e que também reuniu homens. Movimentos sociais, grupos feministas e partidos também se engajaram nas mobilizações. Além delas, a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), Sônia Guajajara, também compareceu ao ato. Ana Amélia (PP), vice de Geraldo Alckmin (PSDB), não foi aos atos. Deu entrevista à Rede TV no mesmo dia.

O debate entre D'Ávila, Abreu e Ana Amélia vai durar uma hora e meia e contará também com a participação de jornalistas do UOL, da Folha e do SBT. As regras são as seguintes:

  • Cada candidato tem 22 minutos, do qual será descontado o tempo que cada um falar no debate
  • Na primeira parte, um jornalista de cada veículo faz uma pergunta sobre tema livre. Todos os candidatos respondem a mesma pergunta
  • Na segunda parte, cada candidato faz uma pergunta aos outros candidatos sobre tema livre 
  • Na terceira etapa do encontro, cada jornalista faz uma pergunta sobre tema previamente determinado. Todos os candidatos respondem a mesma pergunta
  • Na quarta parte, cada candidato faz uma pergunta sobre um tema previamente determinado. Os outros candidatos respondem.
  • Os temas previamente determinados serão Educação, Saúde, Emprego, Segurança, Previdência e Política Externa. Um sorteio antes do debate definirá quem perguntará sobre cada um dos temas e em qual ordem.
  • Na eventual sobra de tempo, o candidato poderá utilizar em considerações finais

Debates e sabatinas

O encontro entre os vices é mais um evento promovido pela parceria UOL, Folha e SBT. Na última quarta (26), foi realizado o debate entre os candidatos a presidente.

Os veículos também realizaram sabatinas com presidenciáveis e candidatos aos governos do Rio de Janeiro e de São Paulo e debates com os postulantes aos governos estaduais.

Se houver segundo turno, os três veículos pretendem realizar sabatinas e debates. As datas combinadas com as campanhas são:

  • 10/10 (debates estaduais)
  • 17/10 (debate presidencial)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos