MG: Ibope e Datafolha apontam Dilma na frente e empate em 2º para o Senado

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

  • Celso Junior/Estadão Conteúdo

    Dilma Rousseff (PT), candidata ao Senado por Minas Gerais

    Dilma Rousseff (PT), candidata ao Senado por Minas Gerais

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) manteve a liderança na disputa para o Senado em Minas Gerais, com a maior porcentagem de intenção de votos válidos, apontam as pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado (6), véspera da eleição. Em segundo lugar, aparecem três candidatos empatados tecnicamente.

Pelo Datafolha, Dilma tem 23% dos votos válidos. Rodrigo Pacheco (DEM) tem 15%. Em seguida, aparecem Carlos Viana (PHS) com 14% e Dinis Pinheiro (SD) com 12%. Os três últimos estão tecnicamente empatados -- não é possível saber quem será eleito para a segunda vaga do Senado.

Na contabilidade dos votos válidos, são excluídos votos em branco ou nulos e os indecisos. É assim que a Justiça Eleitoral divulga o resultado da eleição.

Dilma Rousseff (PT) – 23%
Rodrigo Pacheco (DEM) – 15%
Carlos Viana (PHS) – 14%
Dinis Pinheiro (SD) – 12%
Fábio Cherem (PDT) – 9%
Rodrigo Paiva (Novo) – 6%
Miguel Correa (PT) – 5%
Coronel Lacerda (PPL) – 4%
Bispo Damasceno (PPL) – 3%
Duda Salabert (PSOL) – 2%
Túlio Lopes (PCB) – 2%

Vanessa Portugal (PSTU), Ana Alves (PCO), Kaká Menezes (Rede) e Edson André (Avante) marcaram até 1%.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.926 eleitores em 70 cidades de Minas Gerais nos dias 5 e 6 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para o total da amostra. O levantamento foi encomendado pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MG-08940/2018.

Para a primeira vaga do Senado, 13% declararam que pretendem votar em branco ou nulo e 15% ainda não sabem em quem votar. Para a segunda vaga, 20% disseram que irão votar branco ou nulo e 28% ainda não decidiram. Segundo o Datafolha, isso deixa a eleição em aberto.

A pesquisa Ibope mostra Dilma com 20% dos votos válidos e empate técnico para a segunda vaga ao Senado entre três candidatos: Carlos Viana, Rodrigo Pacheco e Dinis Pinheiro.

Dilma Rousseff (PT): 20%
Jornalista Carlos Viana (PHS): 14%
Rodrigo Pacheco (DEM): 14%
Dinis Pinheiro (SD): 12%
Fábio Cherem (PDT): 9%
Rodrigo Paiva (Novo): 6%
Miguel Correa (PT): 5%
Bispo Damasceno (PPL): 4%
Coronel Lacerda (PPL): 4%
Ana Paula Alves (PCO): 3%
Professor Túlio Lopes (PCB): 3%
Professora Duda Salabert (PSOL): 2%
Vanessa Portugal (PSTU): 2%
Edson André dos Reis (Avante): 1%
Kaká Menezes (Rede): 1%

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança estimado é de 95%. Foram ouvidos 2.002 eleitores em Minas Gerais entre os dias 4 e 6 de outubro. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número MG-01559/2018 e no TSE sob o número BR - 08924/2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos