'É importante acreditar na democracia', diz presidente do STF
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
-
Arte/UOL
Em cerimônia para verificação dos sistemas das urnas eletrônicas, neste sábado (6), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, disse ser importante que a sociedade acredite na democracia.
Ao fazer a afirmação, Toffoli citou pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) que apontou que, para 69% dos eleitores, o regime democrático é a melhor forma de governo para o país.
Leia também:
- Eleitor terá que votar em seis nomes; entenda a ordem e prepare a cola
- "Total confiança no sistema eletrônico", diz presidente do TSE sobre urnas
- Pode selfie? Enquete? O que é proibido nas redes sociais no dia da eleição
- A matemática da eleição: os números que ajudarão a decidir o futuro do país
"Estamos vivendo o momento de maior credibilidade da democracia, e é muito importante o povo acreditar que o melhor regime é este, o regime do Estado Democrático de Direito. Parabéns ao povo brasileiro", disse Toffoli.
À frente da atuação do Ministério Público nessas eleições, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também defendeu o apoio ao regime democrático.
"As pessoas precisam acreditar que o sistema democrático não só funciona, mas está sendo garantido pela Justiça Eleitoral", afirmou Dodge.
"69% dos brasileiros acreditam que a democracia é o sistema que deve vigorar no Brasil, e isso é importante no momento em que estamos celebrando os 30 anos da Constituição de 1988", disse a procuradora-geral.
Na sexta-feira, a Constituição Federal completou 30 anos. Ela foi promulgada em 5 de outubro de 1988, após ser aprovada por uma Assembleia Constituinte formada por deputados e senadores eleitos. Sua formulação foi iniciada após o fim da ditadura militar no país, que vigorou de 1964 a 1985.
Toffoli e Dodge participaram da cerimônia no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de verificação dos sistemas eletrônicos utilizados pela Justiça Eleitoral na votação deste domingo (7), quando os brasileiros vão votar para presidente, governador, senador e deputados.
Um dia antes das eleições, presidente do TSE diz ter 'total confiança' nas urnas eletrônicas
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Candidatos à Presidência queimam últimos cartuchos para convencer indecisos
- Qual deve ser a primeira medida do novo presidente para melhorar a economia?
-
- Briga no hospital, apoio de padre e tattoo falsa: as fake news das eleições
- Receosos com situação na terra natal, brasileiros vão às urnas no exterior; há 500 mil cadastrados
- Lula completa 6 meses na prisão como peça-chave na disputa à Presidência
- TSE diz que eleitores podem usar camisas de candidatos no dia da eleição