'É importante acreditar na democracia', diz presidente do STF

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

  • Arte/UOL

Em cerimônia para verificação dos sistemas das urnas eletrônicas, neste sábado (6), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, disse ser importante que a sociedade acredite na democracia.

Ao fazer a afirmação, Toffoli citou pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) que apontou que, para 69% dos eleitores, o regime democrático é a melhor forma de governo para o país.

Leia também:

"Estamos vivendo o momento de maior credibilidade da democracia, e é muito importante o povo acreditar que o melhor regime é este, o regime do Estado Democrático de Direito. Parabéns ao povo brasileiro", disse Toffoli.

À frente da atuação do Ministério Público nessas eleições, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também defendeu o apoio ao regime democrático.

"As pessoas precisam acreditar que o sistema democrático não só funciona, mas está sendo garantido pela Justiça Eleitoral", afirmou Dodge.

"69% dos brasileiros acreditam que a democracia é o sistema que deve vigorar no Brasil, e isso é importante no momento em que estamos celebrando os 30 anos da Constituição de 1988", disse a procuradora-geral.

Na sexta-feira, a Constituição Federal completou 30 anos. Ela foi promulgada em 5 de outubro de 1988, após ser aprovada por uma Assembleia Constituinte formada por deputados e senadores eleitos. Sua formulação foi iniciada após o fim da ditadura militar no país, que vigorou de 1964 a 1985.

Toffoli e Dodge participaram da cerimônia no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de verificação dos sistemas eletrônicos utilizados pela Justiça Eleitoral na votação deste domingo (7), quando os brasileiros vão votar para presidente, governador, senador e deputados.

Um dia antes das eleições, presidente do TSE diz ter 'total confiança' nas urnas eletrônicas

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos