Haddad critica Bolsonaro e diz que 'esperança vencerá medo mais uma vez'

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Ramalho/AFP

O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) publicou um texto na tarde deste sábado (6) em que citou a prisão do ex-presidente Lula, a quem substituiu na chapa petista, e afirmou que a "esperança vencerá o medo e a mentira". Ele também disse, sem citar nome do adversário Jair Bolsonaro (PSL), que a campanha rival "é feita de mentiras urdidas no submundo".

Segundo a última pesquisa Datafolha, publicada na noite de quinta-feira (4), Haddad aparece em segundo nas intenções de voto, com 25%, atrás de Bolsonaro, que tem 39% das citações do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 11%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Veja também:

Haddad citou o ex-presidente Lula logo no início da mensagem direcionada a seus eleitores. "Vocês fazem algo extraordinário: fazem com que uma grande parcela do povo me olhe com os mesmos olhos com que vocês me olham e me sinta com o coração com que Lula sente cada um de vocês."

Em seguida, Haddad atacou a prisão e condenação de Lula, que está preso há seis meses em Curitiba, e fez alusão a Bolsonaro, seu possível adversário no segundo turno, sem citá-lo nominalmente, criticando as "mentiras" da campanha rival.

Avenida Paulista tem protesto contra Bolsonaro

"A campanha deles é feita basicamente de mentiras, todas urdidas no submundo, porque eles não têm coragem de enfrentar o debate democrático que se faz à luz do dia. Eles têm a força como ideia, nós temos nossas ideias como força."

Ele voltou a citar Lula ao dizer que o ex-presidente "nos ensinou que é possível um Brasil melhor" e que isso "nos dá força para lutar". "Nesse momento, todo voto é importante: todo debate, toda conversa, todo compartilhamento de material de campanha e notícias boas, como também de respostas contra as mentiras. A hora é de ficar alerta."

Haddad concluiu mirando uma possível disputa de segundo turno contra Bolsonaro e citou que 'a esperança já venceu o medo uma vez', lembrando a frase pronunciada por Lula após conquistar a vitória para a Presidência em 2002.

"Todas as pesquisas apontam para nossa ida ao segundo turno, quando deixaremos ainda mais clara a diferença entre os projetos que estão em disputa no Brasil. A maioria do povo brasileiro rejeita o projeto de intolerância e do fim de direitos do povo. A esperança já venceu o medo uma vez. E, agora, vencerá o ódio e a mentira."

De prisão a facada, uma eleição marcada por fatos insólitos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos