"Como posso votar no Haddad no 2º turno se estarei lá?", diz Ciro

Luciana Amaral

Do UOL, em Fortaleza (CE)

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) vota em Fortaleza

Após votar em Fortaleza, capital do Ceará, na manhã deste domingo (7), o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse não considerar a "hipótese" de um segundo turno sem a presença dele e criticou o adversário Jair Bolsonaro (PSL) por ter falado que ganhará no primeiro turno.

"Essa hipótese não está nas minhas considerações. Não dá pra dizer, porque é imenso o movimento que está acontecendo. Não estou falando para agradar nem para ajudar voto nenhum. É imenso mesmo o movimento. Posso perder por um tiquinho de nada ou ganhar por um montão. Não dá pra saber, porque o povo brasileiro está em revolução neste momento", declarou.

Leia também:

"Acho que vai dar. Aliás já abriu a urna, o que é um absurdo, da Nova Zelândia e deu. Na Austrália também deu. Vou no segundo turno fazer uma campanha diferente de todas que o Brasil já assistiu", complementou.

Ao ser questionado se votaria em Fernando Haddad (PT) se este passar para o segundo turno com Bolsonaro, Ciro rebateu dizendo "como eu posso votar no Haddad [no segundo turno] se eu vou estar lá?".

"Estou pedindo a bola, me deslocando, estou na área e o Haddad está no impedimento. Se passar para mim, faço o gol", brincou. Ele acrescentou que, num segundo turno e eventual governo, não loteará cargos, mas fará uma "revolução".

Mais cedo, ao votar, Bolsonaro afirmou acreditar na vitória em primeiro turno e que "dia 28 é praia", em referência à data de votação de eventual segundo turno. Indagado sobre a declaração, Ciro criticou Bolsonaro como "arrogante e "despreparado", que "sempre se revelam nas horas de maior emoção".

"E, quando uma pessoa no dia da eleição já se afirma vitorioso, é porque dispensa os votos das pessoas. Eu quero o voto e peço com humildade de cada brasileiro e de cada brasileira para ter uma chance de representar os brasileiros decentes, equilibrados. Os brasileiros que detestam a intolerância, a falta de respeito às mulheres, aos negros, aos quilombolas, aos indígenas, ao meio ambiente. Eu quero, portanto, unir o Brasil e é o que eu peço ao povo brasileiro, que me dê como chance", falou.

Ciro também afirmou que não votou no atual presidente do Senado e candidato à reeleição, Eunício Oliveira (MDB-CE), mas em um político do PSOL, sem revelar nomes, para uma cadeira da Casa – o outro voto foi para Cid (PDT), seu irmão.

Chegada com família e militância

Ciro chegou às 9h08 para registrar seu voto na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, próximo à Praia de Iracema e à sua residência. Ele chegou acompanhado da mulher, Giselle, de filhos, do irmão Cid, e do governador do Ceará candidato à reeleição, Camilo Santana (PT). Ele também se encontrou com a neta Maria Clara, a pegou no colo e disse, ao seu ouvido, "vovô vai votar para fazer um Brasil melhor para você, ok?".

O local estava com a movimentação calma e organizada desde o início da manhã com a abertura das seções eleitorais. Alguns apoiadores de Ciro, com adesivos e bandeiras, compareceram à secretaria.

Esta é a terceira vez que Ciro Gomes se candidata à Presidência. Ele também se candidatou em 1998 e 2002, sem sucesso. De acordo com as pesquisas de intenção de voto Ibope e Datafolha divulgadas na noite deste sábado (6), Ciro aparece em terceiro lugar com 13% e 15%, respectivamente, atrás de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Nas últimas 48 horas, a campanha e os apoiadores de Ciro impulsionaram a candidatura do pedetista nas redes sociais afirmando que uma virada é possível. Questionado se demorou a se posicionar como opção para quem rejeita o PT e o Bolsonaro, disse que "pesquisa no Brasil é como deputado: se vende e se compra" e os institutos estão "apenas ajustando os números daquilo que já sabia".

Neste sábado (6), Ciro realizou os últimos atos de campanha no Ceará. Pela manhã, promoveu uma carreata pelas ruas de Fortaleza. À tarde, uma caminhada em Sobral, para onde se mudou com a família aos quatro anos e onde construiu sua carreira política.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos