"Eu descarto votar no PT", diz Amoêdo; partido definirá apoio no 2º turno

Luís Kawaguti

Rio de Janeiro

  • UOL

    João Amoêdo chega para votar em zona eleitoral do Leblon, no Rio

    João Amoêdo chega para votar em zona eleitoral do Leblon, no Rio

O candidato João Amoêdo (Novo) descartou votar no Partido dos Trabalhadores no segundo turno, mas disse que a decisão final sobre apoio em uma eventual segunda fase do pleito dependerá de decisão de seu partido.

"Eu descarto votar no PT", disse Amoêdo. Ele afirmou que aposta que o pleito terá um segundo turno.

"No novo a gente faz distinção entre a pessoa física e o partido . Eu participarei mas é uma decisão (sobre apoio em um segundo turno) que sairá do diretório", disse.

Leia também

Ele não descartou o apoio a Jair Bolsonaro (PSL), mas disse que precisa entender melhor as ideias dele.

Amoêdo votou na manhã deste domingo (7) em uma zona eleitoral no Leblon, na zona sul do Rio, acompanhado de uma de suas filhas.

Ele disse que não houve contato do Novo com as equipes de Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro. Também disse que o Novo cresceu durante a corrida eleitoral.

Amoêdo deu a entender que seria contrário a um apoio institucional do Novo ao PT.

"O PT se mostrou muito desalinhado em todo esse tempo com os ideais do Novo, principalmente com as práticas, pois não basta apenas ter as mesmas ideias", disse.

"Se você não tem uma prática de coerência, de transparência e principalmente de reconhecer os erros, aí é difícil qualquer alinhamento", afirmou o candidato.

Segundo pesquisas divulgadas pelo Ibope e pelo DataFolha no sábado (6), Amoêdo tem 3% dos votos válidos e não tem chance de passar para o segundo turno.

"Paro nós do Novo agora é mais importante comemorar todo esse desempenho que teve, esse crescimento e, de fato, se deslocando, apesar de ser um partido muito jovem, de três anos apenas, a gente sai dessa eleição muito fortalecido", disse.

Eleitor terá que votar em seis nomes; entenda a ordem e prepare a cola

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos