Flávio Bolsonaro faz acusação de fraude eleitoral e TSE apura

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio

  • Rodrigo Mattos/UOL

    Eleitor ao lado de Flávio Bolsonaro

    Eleitor ao lado de Flávio Bolsonaro

Candidato ao Senado pelo PSL no Rio, Flávio Bolsonaro, filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro levantou suspeitas sobre a votação e disse que o partido dele e de seu pai vai acionar advogados. Mais cedo, via Twitter, ele postou um vídeo, cuja veracidade não foi verificada, na qual uma pessoa tecla 1 e surge a imagem de Fernando Haddad (PT).

"Estou preocupado. Uma enxurrada de gente está reclamando de problema na votação. Não consegue chegar até o presidente, conclui a votação antes de chegar ao último, que é o presidente. Marquei o TSE [na rede social] porque quero saber se é verdade. Não botei mais porque não quis fazer alarde", disse ao chegar em Vila Isabel, zona norte do Rio, depois de ter acompanhado a votação de seu pai. De colete à prova de balas e cercado de seguranças, ele tirou fotos com eleitores e foi aplaudido por ir para o final da fila para votar.

"Não aparece a foto do meu pai. Estou orientando todo mundo botar em ata e postar marcando o TSE", disse. Ele reafirmou ainda que tem o programa de "fiscais do Jair", que pegam o relatório da urna no início zerado para conferência posterior.

"Sempre estive confiante e, depois do atentado, fiquei mais porque houve uma sensibilização, um movimento sobre o meu pai. Porque o voto é o voto útil. Já está acontecendo lá fora [sobre suposto resultado da votação no exterior]", Flávio.

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Rosa Weber, afirmou que o Tribunal está apurando a denúncia de fraude.

"A informação acabou de chegar ao TSE sobre a ocorrência desse vídeo. A Polícia Federal e o Ministério Público já foram acionados para que essa urna seja constatada, retirada e auditada. Se estiver traduzindo alguma irregularidade que seja explícita, será esclarecido e a urna será retirada", disse a ministra em entrevista coletiva neste domingo (7).

"Não sei sequer se essa urna existe, não sei sequer se aconteceu, não sei se a imagem corresponde à realidade. Não vou ficar especulando. Se for verificada qualquer irregularidade, vamos atuar com rigor", afirmou Rosa Weber.

Rosa Weber reafirmou sua confiança na segurança das urnas eletrônicas brasileiras. " Sobre nosso sistema eletrônico de votação, apuração e totalização, reafirmo minha total confiança nas urnas eletrônicas."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos