Com panelaço e militância, Haddad vota em escola na zona sul de São Paulo

Bernardo Barbosa e Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo e São Bernardo do Campo

  • Ricardo Matsukawa/UOL

    Haddad acena após votar em São Paulo

    Haddad acena após votar em São Paulo

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, registrou seu voto no primeiro turno da eleição neste domingo (7). Haddad é um dos 6.344 eleitores que, segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), votam na Brazilian International School, localizada em Indianópolis, bairro da zona sul de São Paulo.

Fernando Haddad (PT) vota em escola na zona sul de São Paulo

Veja também:

Haddad foi recebido com panelaço de alguns vizinhos da escola onde vota. A militância reagiu cantando: "Bate panela, pode bater, quem tira o povo da miséria é o PT". O candidato minimizou o protesto. "Dia de eleição é normal esse tipo de manifestação. Desde que seja pacífica, não tem problema nenhum."

Ricardo Matsukawa/Uol
Vizinhos da escola onde Haddad vota batem panela na varanda

O petista esteve no local de votação depois de tomar café da manhã no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, localizado em São Bernardo do Campo (SP). O local é simbólico. Foi lá que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou de 5 a 7 de abril antes de se entregar à Polícia Federal para começar a cumprir sua pena no processo do tríplex.

Haddad chegou ao sindicato pontualmente às 8h. Ele estava acompanhado da mulher, Ana Estela, e do candidato ao Senado Eduardo Suplicy (PT). No sindicato, ainda encontrou Luiz Marinho, petista que disputa o governo paulista. 

Rocardo Matsukawa
Haddad também recebe apoio de eleitores em São Paulo

O candidato à Presidência minimizou o alto índice de rejeição registrado nas últimas pesquisas e voltou a criticar o seu principal adversário, Jair Bolsonaro.

Haddad chega ao primeiro turno aparecendo em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Jair Bolsonaro (PSL). No último levantamento do Ibope, divulgado na noite de sábado (6), o petista aparecia com 25% dos votos válidos, contra 41% de Bolsonaro. Na pesquisa Datafolha, apresentada no mesmo dia, eles estavam com 25% e 40% dos votos válidos, respectivamente.

Derrota em 2016

A escola em que Haddad vota fica na zona eleitoral 258, que rendeu uma derrota esmagadora a Haddad na última eleição, para a Prefeitura de São Paulo. 

Há dois anos, naquela zona, o ex-prefeito paulistano ficou com 13,87% dos votos válidos, atrás dos 73,84% de João Doria (PSDB), que venceu o pleito. Em 2012, Haddad havia saído como vencedor em sua zona, com 46,64% dos votos, à frente de Celso Russomanno (PRB), com 25,28%. Segundo o TRE, essa zona soma mais de 187 mil eleitores.

Neste ano, Haddad, que também foi ministro da Educação nos governos de Lula e de Dilma Rousseff (PT), disputa uma eleição pela terceira vez. Todas elas foram para cargos no Poder Executivo.

"Brasil está correndo um grande risco", afirma Haddad sobre Bolsonaro

Substituto

Haddad assumiu a candidatura ao Planalto em 11 de setembro, depois de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ter barrado a candidatura de Lula. Como foi condenado por órgão colegiado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente está inelegível, e não poderia disputar o pleito.

Antes de assumir a cabeça de chapa, o ex-prefeito coordenou o programa de governo do PT ao Planalto. Em agosto, em meio ao imbróglio sobre a candidatura petista, Haddad foi anunciado como vice de Lula juntamente com a deputada estadual gaúcha Manuela D'Ávila (PCdoB), em um movimento que já apontava a chapa que realmente viria a disputar a eleição neste domingo seria formada por ele e pela parlamentar.

Após a votação, Haddad irá para sua casa, na região da Saúde, na zona sul de São Paulo. Às 17h, ele deve se dirigir para um hotel na região do Paraíso, também na zona sul, onde irá acompanhar a apuração dos votos junto com correligionários.

Já na segunda-feira (8) Haddad vai visitar o ex-presidente Lula em Curitiba, como tradicionalmente tem feito desde que assumiu a cabeça de chapa.

Eleitor terá que votar em seis nomes; prepare a cola

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos