Facebook lança plataforma para ajudar usuário a fiscalizar políticos

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

  • Foto: Pixabay

O Facebook anunciou na última segunda-feira (8) o lançamento do "Portal do Cidadão", plataforma que permite que os cidadãos encontrem, sigam e acompanhem as publicações dos políticos eleitos em seu respectivo estado e cidade.

Por meio da localização do usuário, o próprio Facebook seleciona o prefeito da cidade, os deputados estaduais e federais, governador e o presidente. E, assim, a ferramenta facilita para o usuário seguir, entrar em contato e acompanhar as últimas publicações dos representantes.

Para utilizar o Portal do Cidadão, o usuário deve abrir o aplicativo do Facebook no computador ou celular, acessar o "Menu do Facebook", clicar na opção "Ver mais" e acessar a opção "Portal do Cidadão". As informações valem tanto para o sistema iOS quanto para Android.

O Facebook também diz que é possível seguir e contatar outros órgãos públicos, como a "Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Polícia Civil". Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país no mundo que recebe a plataforma, informa a empresa.

Para a rede social que tem mais usuários no mundo, "proporcionar uma via de comunicação fácil pode ajudar as pessoas a terem voz no governo, além de ajudar os representantes eleitos e agências governamentais mais acessíveis e transparentes".

Veja o passo a passo:

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos