Universal defende Edir Macedo, rebate Haddad e o acusa de incitar "guerra"

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

  • Marcelo Chello/CJPress/Estadão Conteúdo

A Igreja Universal divulgou na noite desta sexta-feira (12) uma nota de repúdio contra o que chamou de declarações "caluniosas" e "preconceituosas" do candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) contra o bispo Edir Macedo.

Na manhã desta sexta, ao criticar o candidato Jair Bolsonaro (PSL), Haddad afirmou que o deputado federal é resultado do "fundamentalismo charlatão" de Edir Macedo, líder da Universal. A declaração de Haddad aconteceu após o petista participar de uma missa em celebração ao dia de Nossa Senhora Aparecida em uma igreja na zona sul de São Paulo.

"Ele é o casamento do neoliberalismo desalmado, representado pelo Paulo Guedes, que corta direitos trabalhistas e sociais, com o fundamentalismo charlatão do Edir Macedo", disse Haddad, que indicou ainda que Guedes e Macedo, dois dos principais apoiadores de seu adversário, têm "fome de dinheiro".

"Com sua fala criminosa, o ex-prefeito de São Paulo desrespeita não apenas os mais de 7 milhões de adeptos da Universal apenas no Brasil, mas todos os brasileiros católicos e evangélicos que não querem a volta ao poder de um partido político que tem como projeto a destruição dos valores cristãos, como a família, a honra e a decência", diz a nota da Universal.

"Quando o Bispo Edir Macedo apoiou o Partido dos Trabalhadores (PT) e o ex-presidente Lula, o apoio era muito bem-vindo. Agora, quando o líder espiritual da Universal declara que seu candidato é Jair Bolsonaro, o Bispo Macedo deve ser ofendido de forma leviana?", continua o texto.

No documento, a Igreja ainda afirma que, atacando uma das maiores lideranças evangélicas do país em um local sagrado aos católicos, durante um feriado também católico, Haddad tenta "incitar uma guerra religiosa".

"Charlatão é o candidato que mente para o povo para ser eleito. Fome de dinheiro tem o partido político que assalta estatais e os cofres públicos para sustentar uma estrutura que a Justiça definiu como 'organização criminosa'", diz a Universal.

Ainda por meio da nota, a Universal promete levar as declarações de Haddad à Justiça. "O candidato responderá na Justiça pelo ódio religioso que tenta espalhar e por suas calúnias. De resto, o povo saberá dar resposta a ele".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos