Na TV, França volta a criticar Doria; tucano fala em segurança pública

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

  • Carine Wallauer/UOL - Montagem BOL

Candidato ao governo do estado de São Paulo, Márcio França (PSB) voltou a criticar seu adversário, João Doria (PSDB), na propaganda eleitoral gratuita exibida na TV na noite deste sábado (13). O tucano, por outro lado, utilizou seu tempo na televisão para falar de suas propostas para a área de segurança pública. Os dois disputarão o segundo turno no dia 28 de outubro.

Durante boa parte de sua propaganda eleitoral, França direcionou críticas a Doria fazendo referências ao fato de o tucano ter deixado a Prefeitura de São Paulo pouco mais de um ano após ser eleito, em 2016.

"São Paulo não aceita quem mente, quem não cumpre seus compromissos", afirmou logo no início do vídeo. Em outro momento, França disse que o povo deu "sinal claro" de que não suporta "corrupção, populismo e politicagem" e prometeu um governo "sem mentira, promessa vazia e marquetagem".

O pessebista voltou a se apresentar como o "novo governador de São Paulo", tática adotada por ele ao longo do primeiro turno. Atual governador do estado, França foi eleito como vice de Geraldo Alckmin (PSDB) e assumiu o comando do Palácio dos Bandeirantes em abril, quando o tucano deixou o cargo para disputar a Presidência.

Afirmando que existem "mais de mil obras" em andamento em todo o estado, França prometeu que não vai parar nenhuma delas: "não é porque sou de outro partido que vou deixar as coisas pelo caminho", disse.

Já ao final do vídeo, França disse ainda que vai diminuir as filas para realização de exames e consultas médicas no sistema de saúde pública de São Paulo colocando 60 AMES (Ambulatório Médico de Especialidades) para funcionar nos finais de semana. "Saúde, remédio, médico. Pode confiar, aqui tem palavra", disse.

O empresário Paulo Skaf (MDB), que disputou o primeiro turno e ficou em terceiro lugar na disputa, apareceu na propaganda declarando apoio a França.

Doria preferiu usar seu tempo de TV para falar de segurança pública. A propaganda do tucano intercalou atores que reclamavam da situação de insegurança ou de casos de violência com as propostas de Doria para um eventual governo.

O tucano prometeu a implementação de 17 unidades de batalhão da Polícia Militar com "padrão Rota" em todo o estado, falou na criação de um aplicativo para combater a violência contra a mulher e prometeu ampliar as delegacias da mulher. "Nossa gestão terá tolerância zero com a violência contra as mulheres", disse.

Mesmo afirmando que "só se muda isso em Brasília", Doria defendeu o fim das "saidinhas" de presos nos feriados e a redução da maioridade penal para 16 anos, ao invés de 18.

"Como governador, terei força para atuar com nossa grande bancada de deputados", disse.

O tucano também falou em dar melhores condições de trabalho e remuneração para os policiais de São Paulo, que disse serem os "melhores" do Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos