Mesmo sem apoio formal, Doria busca se associar a Bolsonaro na TV

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, não recebeu apoio formal de Jair Bolsonaro (PSL), mas mesmo assim buscou se associar ao presidenciável no horário eleitoral exibido na noite desta segunda-feira (15). O tucano explorou até mesmo uma fala de Bolsonaro dada após a tentativa frustrada de encontrar o candidato do PSL no Rio na sexta-feira (12).

O roteiro da aproximação no programa começa após novo ataque ao adversário Márcio França (PSB) pelo apoio de seu partido a Fernando Haddad (PT). Doria aparece enumerando uma série de causas e pessoas que diz defender, entre elas Bolsonaro.

"Agora, quero lhe falar sobre o que eu defendo", diz Doria no programa. "Defendo Jair Bolsonaro presidente, condeno Fernando Haddad."

Em seguida, Doria afirma que "defende São Paulo", e seu programa apresenta um vídeo do próprio Bolsonaro, precedido da frase "Bolsonaro também defende São Paulo".

No vídeo em questão, gravado no sábado (13), Bolsonaro está dando uma entrevista à imprensa em que fala sobre a visita frustrada de Doria a ele na sexta. 

Na ocasião, o candidato do PSL agradeceu o apoio de Doria, desejou boa sorte a ele e disse saber que o tucano é "oposição ao PT" contra França, que segundo o presidenciável "tem o apoio velado do PT".

A declaração de Bolsonaro foi exibida de forma editada no programa de Doria. Foi cortada a parte em que o presidenciável disse que não sabia quem havia combinado a visita do tucano, que acabou não acontecendo.

"Eu não havia combinado isso aí. Não sei quem combinou. Eu encontro com ele sem problema nenhum, bato papo com ele sem problema nenhum", disse Bolsonaro na frase que não foi exibida em seu horário eleitoral.

O candidato e o seu partido oficialmente não declararam apoio a qualquer um dos candidatos que disputam o segundo turno em São Paulo. Presidente do PSL no estado e coordenador da campanha de Bolsonaro no estado, o senador eleito Major Olimpio, já declarou seu voto a França. Já o PRTB, partido do vice de Bolsonaro, general Antonio Hamilton Mourão, anunciou apoio a Doria.

Depois do vídeo de Bolsonaro, a propaganda de Doria exibe declarações de eleitores que dizem que vão votar nos dois candidatos. Os entrevistados inclusive usam a expressão "BolsoDoria", que tem sido usada pelo tucano desde o fim do primeiro turno em suas redes sociais para designar o voto nos dois candidatos.

Doria declarou apoio a Bolsonaro imediatamente após a confirmação do segundo turno entre o candidato do PSL e Haddad, ainda no domingo (7) do primeiro turno. 

Na primeira etapa da disputa presidencial, o PSDB tinha Geraldo Alckmin como candidato. Em reunião do partido após o primeiro turno, Alckmin sugeriu que Doria seria um "traidor". O entrevero tem sido explorado por Márcio França na campanha do segundo turno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos