Em manifesto, juristas dizem que só Haddad pode garantir democracia no país

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

  • Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

    Haddad concede entrevista coletiva para a imprensa internacional

    Haddad concede entrevista coletiva para a imprensa internacional

Um grupo de mais de mil juristas e advogados assinou um manifesto no qual dizem que o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, é o único, "nesse segundo turno, capaz de garantir a continuidade do regime democrático e dos direitos que lhe são inerentes". O documento deve ser entregue a Haddad na quinta-feira (18) em ato com integrantes da comunidade jurídica em São Paulo.

O grupo é formado por nomes ligados ao PT, como os ex-ministros José Eduardo Cardozo, Eugênio Aragão e Tarso Genro, mas também por profissionais que não são vinculados ao partido. Entre eles estão Alberto Toron, advogado de Aécio Neves (PSDB); Belisário dos Santos Júnior, secretário de Justiça no governo de Mário Covas (PSDB) em São Paulo; e Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, conhecido por advogar para empresários e políticos, entre eles nomes citados na Operação Lava Jato.

Os juristas e advogados declaram apoio a Haddad "independentemente de eventuais diferenças programáticas". Segundo eles, o petista seria capaz de garantir um "ambiente de paz, de tolerância e de garantia das liberdades públicas." O nome de Jair Bolsonaro (PSL), adversário do petista no segundo turno, não é citado no texto.

No documento, eles também afirmam que o Brasil chegou ao momento de se unir em torno da democracia, que apesar de discordâncias sobre crenças e valores seria o "ponto sobre o qual não discordamos".

Segundo o grupo, a preservação da democracia "engloba a preservação daquilo pelo qual todos nós lutamos há tantas décadas – a dignidade das pessoas, o respeito aos direitos humanos e a justiça social."

"A democracia só aceita disputas entre adversários, não entre inimigos, só admite a política, não a guerra, formas pacíficas de disputa, não violentas", dizem. "A democracia só existe limitada pelos direitos dos indivíduos e das minorias, para que não se torne uma ditadura da maioria. Democracia é a paz com voz!"

O apoio dos juristas e advogados vem em um momento no qual Haddad enfrenta dificuldades de ampliar alianças no meio político. Apesar de alguns nomes já terem anunciado que não votarão em Bolsonaro, o PT ainda aguarda uma declaração aberta de apoio de nomes como Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e até mesmo de integrantes do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos