Ibope em SP: França lidera na capital, e Doria, no interior

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em São Paulo

  • Carine Wallauer/UOL - Montagem BOL

A pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (17), que apontou um empate técnico entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) na disputa pelo governo do estado de São Paulo, trouxe também diferentes realidades entre interior e capital.

Levando em consideração todo o estado, o Ibope trouxe o tucano com 52% das intenções de votos válidos (quando são descartados os brancos, nulos e de quem não respondeu), contra 48% do atual governador. Como a margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico.

Se analisada apenas a capital, França lidera a intenção de votos válidos com 63%, contra 37% de Doria, que é ex-prefeito de São Paulo. Quando é considerada apenas a periferia da cidade, porém, a situação é oposta: Doria tem 52% e França 48%.

Já no interior, o Ibope aponta o tucano com 60% e o atual governador com 40%.

Na eleição em primeiro turno, o tucano teve 26,3 % dos votos da capital. O atual governador conquistou 22,1% dos eleitores. A cidade é o maior colégio eleitoral do país com 9 milhões de eleitores.

Em 2016, Doria foi eleito prefeito de São Paulo em primeiro turno com 53,4% dos votos e prometeu cumprir os 4 anos de mandato, o que não aconteceu. O tucano deixou a prefeitura para concorrer ao governo do Estado 1 ano e 4 meses após assumir a prefeitura.

No primeiro turno da eleição, realizado há dez dias, Doria teve 31,7% dos votos e França, 21,5% dos votos válidos em todo o estado.

A pesquisa ouviu 1.512 votantes entre os dias 15 e 17 de outubro, em 79 municípios. A margem de erro estimada é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95% - esta é a chance de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-07777/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-BR-07265/2018. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo.

O cálculo dos votos válidos exclui do levantamento os votos brancos, nulos e de quem não respondeu. Este é o mesmo procedimento adotado pela Justiça Eleitoral durante a apuração. Para ser declarado vencedor no segundo turno, o candidato deve ter a maioria dos votos válidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos