Em novo vídeo de campanha, Bolsonaro chama Haddad de "candidato fake"

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

Com a hashtag #CandidatoFake no topo da tela, a campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) lançou nesta quinta-feira (18) um vídeo criticando a propaganda eleitoral do candidato do PT, Fernando Haddad, seu adversário no segundo turno. "Quer mentira? Na propaganda do Haddad", diz uma mensagem no início da peça.

A campanha inseriu um contador de "fake news" enquanto exibia trecho da propaganda do petista que mostrava a proposta de Bolsonaro de adotar ensino a distância para reduzir custos.

O termômetro esquenta à medida que uma narradora diz que, em caso de vitória de Bolsonaro, "não haverá mais uniforme, calçado e nem merenda para seu filho" ou "contato direto com professora ou professor". A peça da campanha petista diz ainda que milhares de professores, merendeiras e funcionários de escolas serão demitidos.

Quando o contador atinge o nível máximo, vermelho, o vídeo passa a mostrar o que propõe Bolsonaro para o tema, exibindo uma resposta dele em uma entrevista concedida à GloboNews.

A peça foi divulgada ao mesmo tempo em que o candidato enfrenta acusações de que sua campanha fez disparos de conteúdos pelo WhatsApp. 

Reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" revelou a compra de pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp por empresários simpáticos ao ex-capitão.

Segundo a reportagem, as empresas preparam uma grande operação na semana que vem, que antecede o segundo turno das eleições.

"Eu não tenho controle se tem empresário simpático a mim fazendo isso. Eu sei que fere a legislação. Mas eu não tenho controle, não tenho como saber e tomar providência. Pode ser gente até ligada à esquerda que diz que está comigo para tentar complicar a minha vida me denunciando por abuso de poder econômico", afirmou o candidato ao site "O Antagonista".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos