Doria e França usam Jô Soares e Ana Maria Braga para atacar adversário

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

O tom da disputa entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) está cada vez mais ríspido a medida em que o segundo turno se aproxima. Uma estratégia utilizada por ambos é a expansão de vídeos antigos de famosos, em que os candidatos adversários aparecem sendo criticados por eles. Apesar de não incluírem as gravações no horário eleitoral, ambos tentam fazer com que elas circulem pelas redes sociais.

Do lado de João Doria, é replicado um vídeo de 2009, em que França aparece em uma reportagem do jornal Extra, que apontava parlamentares que batiam o ponto na Câmara dos Deputados, mas que não permaneciam na Casa durante o dia. O ponto chave é que a reportagem é narrada pela apresentadora global Ana Maria Braga, durante seu tradicional programa matutino "Mais Você".

Reprodução
Frame de vídeo disseminado por apoiadores de Doria para atacar França

Na reportagem, a apresentadora disse que um repórter da emissora chegou na Câmara por volta das 8h. O plenário estava vazio, e os deputados, com roupas informais. "Chegaram, digitaram a senha de acesso no painel, que vale para o dia inteiro, quando você registra a senha, assim, garantiram o quórum para votação e evitaram que fosse registrada a ausência". Entre eles, estaria França, conforme mostra o vídeo.

Questionada, a campanha de Doria informou que o vídeo não foi produzido pela equipe do candidato e que ele não seria utilizado em horário eleitoral. Informou, também, que o material estava circulando na internet e que, realmente, foi veiculada pela TV Globo.

Procurada, a Comunicação da TV Globo informou que o conteúdo do vídeo é uma montagem que conta com trecho sobre parlamentares do programa Mais Você, que foi ao ar em 2009.

A matéria original foi manipulada, editada e está sendo usada fora de contexto.

Já França tenta reforçar a imagem do ex-prefeito de São Paulo como "traidor do PSDB". Além de reafirmar, sempre que possível, que Doria traiu Geraldo Alckmin, o presidente nacional do partido e seu padrinho político, França relembra que Doria teria votado em Fernando Collor, e não em Mário Covas, nas eleições presidenciáveis de 1989. Para isso, ele usa um "causo" contado ano passado por Jô Soares em entrevista a alguns veículos de comunicação, como a ESPN e a Rádio Jovem Pan.

Na história contada por Jô, ele diz que, coincidentemente, descobriu no dia da eleição daquele ano que votava no mesmo colégio eleitoral que Doria. O apresentador disse que Doria o abraçou "com uma intimidade que não havia". Um rapaz que viu a cena questionou a Jô se ele conhecia Doria e ele negou. A pessoa perguntou se Jô votaria em Collor, o apresentador respondeu que votaria em Covas. Então, Jô foi informado pela testemunha que Doria teria colado um adesivo em suas costas escrito "Vote em Collor". Collor era do PRN (atual PTC) e Covas, do PSDB. 

No debate ocorrido na Band, na noite desta quinta-feira (18), França reforçou a história entre Jô e Doria no passado. "Naquela eleição, que você prometeu votar para o Covas, você votou para o Collor, está lembrado? Quem contou foi o Jô Soares", afirmou, fazendo sinal para as costas, referindo-se ao adesivo que teria sido colado às costas do apresentador sem sua autorização.

Jô Soares afirmou ao UOL que já se manifestou sobre o assunto no momento apropriado, fora da campanha. "Agora, no auge da disputa, eu seria apenas usado", disse.

Doria tem 53%, e França, 47%, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (18), mostra que João Doria tem 53% das intenções de votos válidos válidos, que desconsidera os nulos, brancos e indecisos. O governador Márcio França tem 47% das intenções.

A margem percentual é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.356 pessoas em 73 municípios entre ontem e hoje pelo instituto de pesquisa. Se considerados os votos totais, Doria tem 44%, e França, 40%. Em branco ou nulo são 9%. Outros 7% estão indecisos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos