Ministro diz que "Adão e Eva foram expulsos do Paraíso por fake news"

Antonio Temóteo e Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

  • Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Sérgio Etchegoyen, afirmou que as notícias falsas são "o menor dos problemas das eleições" e sempre existiram.

Ele declarou que a desinformação é um fenômeno mundial e que o primeiro caso de fake news foi registrado na Bíblia. "Adão e Eva foram expulsos do Paraíso por causa de uma fake news", disse o ministro durante entrevista coletiva no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste domingo (21).

Ele ressaltou que o processo eleitoral ocorre sem problemas significativos em todo o Brasil e minimizou o risco de notícias falsas influenciarem o processo eleitoral.

Também disse que não faz parte das funções da Abin (agência de inteligência brasileira) controlar o que se faz nos aplicativos de troca de mensagens. "É impossível uma agência de inteligência controlar todas as conversas. Não faz sentido uma agência de inteligência se dedicar a filtrar notícias", afirmou.

Etchegoyen também informou que os serviços de inteligência brasileiros detectaram tentativas de influenciar as eleições brasileiras neste ano. Ele disse que operações com esse objetivo foram desmontadas pelas autoridades, mas não mencionou quantos casos e qual a origem desses ataques. "Houve tentativas, mas não há elementos que permitam dizer que houve uma influência efetiva [desses ataques]."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos