Doria atribui fake news a aliado de França; vereador diz que irá à polícia

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

O candidato ao governo pelo PSDB, João Doria, atribuiu nesta quinta-feira (25) ao vereador Camilo Cristófaro (PSB), aliado de seu adversário, Márcio França (PSB), a divulgação de fake news contrárias ao tucano durante a campanha. A afirmação do ex-prefeito foi feita durante o debate promovido pela TV Globo com os dois candidatos – último evento do tipo neste segundo turno.

No debate, Doria acusou Cristófaro de divulgar informações falsas, sem especificar quais seriam os casos. "Eu não faço fake news, nem promovo fake news, nem tenho vereador da minha base conduzindo fake news criminosos como você têm -- um tal de Camilo Cristófaro, que, aliás, tem uma folha corrida que vai daqui até aquela câmera, quase quatro metros de folha corrida criminal. E é do seu partido, não do meu", acusou Doria. 

"Era o seu aliado, andou com você, viajou com você", devolveu França, sobre o período em que Doria havia sido prefeito.

Na última terça-feira, Doria classificou como fake news vídeos apócrifos divulgados via redes sociais e nos quais supostamente apareceria em uma orgia com ao menos seis mulheres. Na quarta, a campanha tucana entrou com pedido de investigação na Justiça Eleitoral para localizar o responsável por divulgar o vídeo, afirmou ter "indícios" de quem seria e reafirmou ter laudos feitos por dois peritos que o vídeo seria uma montagem.

O vídeo passou a circular pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, na última terça-feira (23). No mesmo dia, Cristófaro gravou um vídeo ironizando a suposta participação de Doria nas cenas. Ontem, em agenda com França em São Paulo, o vereador cobrou de Doria onde ele estava no dia e horário – 11 de outubro, pouco antes das 22h –que aparecem nas imagens. "Por que o Doria não diz onde estava aquele dia?", indagara, na ocasião.

Procurado pela reportagem hoje, após o debate, Cristófaro criticou as insinuações do tucano a respeito dele e afirmou que registraria um boletim de ocorrência contra o ex-prefeito, nesta sexta-feira (26), "por crime contra a honra". "Ele está desesperado. É o rei da suruba", finalizou.

França se queixa de "coisas meio marquetadas" de Doria

As críticas do tucano ao parlamentar que integrara sua base foram feitas a França após o candidato do PSB sugerir ao eleitor do interior que ligasse a parentes ou amigos da capital para buscarem opinião sobre Doria. A alegação do pessebista é que Doria traiu a palavra dada ao eleitor paulistano ao não cumprir o mandato de quatro anos par ao qual fora eleito.

"É importante lembrar: para você que mora no interior, pega um telefone e liga para um parente ou um amigo aqui na capital e pergunta por que as pessoas não votam no João Doria aqui. Hoje, nesse Datafolha, 60 a 40 [na capital, de França sobre Doria], é uma lavada, uma coisa estranha (...) Elas não querem é você, elas te rejeitam, porque você fez esse movimento de sair da prefeitura, e é claro que frustrou as pessoas, é uma característica sua fazer as coisas todas meio marquetadas e depois não cumprir até o final", reclamara França.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos