Haddad prevê ganhar 3 ou 4 pontos com apoio de Ciro Gomes

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em Salvador

  • Josemar Gonçalves/Tripé Imagem/Estadão Conteúdo

    Haddad participa de carreata pelas ruas de João Pessoa

    Haddad participa de carreata pelas ruas de João Pessoa

A dois dias do segundo turno, o candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) voltou a fazer um aceno a Ciro Gomes (PDT) nesta sexta-feira (26) e disse acreditar que conquistará pontos nas intenções de voto com o apoio do pedetista, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno.

"A gente vai ganhar uns 3, 4 pontos com o apoio do Ciro", disse Haddad a jornalistas antes de participar de uma caminhada em Salvador.

Leia também:

Até agora, Ciro não anunciou apoio a Haddad. Logo depois do primeiro turno, o candidato viajou para a Europa, e deve chegar na noite desta sexta a Fortaleza. O PDT declarou "apoio crítico" à candidatura petista.

Haddad foi assertivo ao dizer que, pela conversa que teve com o presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro não irá se esquivar de declarar apoio a sua candidatura.
"Ele vai se manifestar. Ele sabe o que está em jogo no Brasil", afirmou o petista.

Na pesquisa Datafolha de quinta (26), Jair Bolsonaro (PSL) ficou com 56% dos votos válidos, contra 44% para Haddad. A vantagem de Bolsonaro para Haddad caiu 6 pontos.

Este é o segundo dia de agenda de campanha de Haddad no Nordeste. Ontem, o petista esteve em Recife, e nesta manhã ele foi a João Pessoa.

"Aqui na Bahia, nós passamos de 60% e queremos passar de 70%", disse.

Haddad atribuiu a queda de Bolsonaro nas pesquisas a "mentiras" e ao fato de o deputado federal não comparecer aos debates.

"O povo descobriu que ele mente. E, segundo, descobriu que ele foge. Ninguém gosta de homem frouxo e mentiroso", disse. O petista também voltou a atacar o adversário e afirmou que Bolsonaro representa um "atraso de 500 anos" para o Brasil.

Clima de festa entre a militância

Haddad foi recebido no evento por líderes de capoeira, líderes religiosos do candomblé e integrantes do movimento negro da Bahia pela democracia.

Além deles, a cantora Daniela Mercury também declarou apoio à candidatura do petista. "Vai ser uma derrota do povo brasileiro [se Bolsonaro for eleito]", disse. "O obscurantismo, o fascismo, o discurso de ódio as discriminações, as falas dele contra a maioria populacional do país, ninguém pode aceitar", completou.

A caminhada arrastou milhares de pessoas pelo bairro de Ondina, zona sul da capital baiana. O clima entre a militância era de festa. Haddad fez o trajeto em uma camionete, ao lado de sua mulher, Ana Estela, e do governador reeleito Rui Costa. Também estavam no veículo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Tarso Genro.

Aos jornalistas, Haddad afirmou ter certeza de que vai ganhar a eleição no domingo. Segundo ele, a "reviravolta" que aconteceu na cidade de São Paulo São Paulo --onde o petista ultrapassou Bolsonaro nas intenções de voto, segundo o Ibope-- está acontecendo "em todas as capitais".

Ao longo da caminhada, a militância alternava gritos de "ô, o professor chegou" com "vai virar, vai virar!".

A multidão que passava pela orla de Ondina fez com que os moradores dos prédios ao redor saíssem às janelas. A maioria deles fazia sinais de apoio ao PT. Em dois momentos, apoiadores de Bolsonaro estenderam bandeiras verde-amarelas, que provocaram fortes gritos de "Ele Não" dos militantes petistas.

Em ato do PT, irmão de Ciro diz que partido vai perder "feio" a eleição

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos