Ibope RS: Eduardo Leite tem 57% dos votos válidos, e Sartori, 43%

DO UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

O candidato ao governo do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) lidera o segundo turno eleitoral com 57% dos votos válidos, contra 43% de José Ivo Sartori (MDB), atual governador e candidato à reeleição, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela RBS, afiliada local da TV Globo, e divulgada na noite deste sábado (27).

Votos válidos para o 2º turno no RS:

  • Eduardo Leite (PSDB): 57%
  • José Ivo Sartori (MDB): 43%

No último levantamento feito pelo Ibope, Leite tinha 60% dos votos válidos e Sartori, 40%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer o pleito de segundo turno, o candidato precisa ter, pelo menos, 50% dos votos válidos mais um voto. 

No primeiro turno, Leite teve 35,9% dos votos válidos, equivalente a 2.143.603 votos. Sartori ficou com 31,1% dos votos válidos, equivalente a 1.857.335 votos, segundo o resultado divulgado pelo TSE.

Votos totais

A pesquisa também estimou os índices dos candidatos nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos.

Considerados os votos totais, Leite tem 51% e Sartori, 39%. Os que declararam voto em branco ou nulo são 6%. Os que não souberam responder são 4%.

A pesquisa Ibope ouviu 1.806 pessoas entre os dias 25 e 27 de outubro no Rio Grande do Sul. Ela está registrada no TSE sob o número BR-02854/2018 e tem nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Rejeição

A pesquisa também mostra o cenário em relação à rejeição. Sartori é o candidato mais rejeitado entre os dois: 36% dos entrevistados disseram não votar nele "de jeito nenhum". Os que falaram o mesmo sobre Leite foram 15%.

Não votaria nele de jeito nenhum:

  • Eduardo Leite (PSDB): 15%
  • José Ivo Sartori (MDB): 36%

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos