Análise: Bolsonaro captou onda antissistema, enquanto PT só ouviu Lula

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) chega à disputa do segundo turno neste domingo (28) ainda com vantagem sobre Fernando Haddad (PT) nas pesquisas. Para entender esse cenário favorável ao deputado federal, os blogueiros do UOL Carlos Melo, Josias de Souza e Leonardo Sakamoto retornam a 2013 e também às manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff. Melo diz que Bolsonaro foi "quem melhor entendeu" as manifestações de quatro, cinco anos atrás, enquanto partidos tradicionais "fizeram de conta que elas não existiram". "Ele pregou no deserto por muito tempo", afirmou Sakamoto.

O PT, mais especificamente, teria subestimado a rejeição cultivada contra o partido nos últimos anos da administração da ex-presidente Dilma, até sua queda em 2016. "Depois de reeleger Lula e eleger Dilma a despeito do mensalão, o partido teria acreditado em sua própria invulnerabilidade. Não deu ouvidos aos roncos do asfalto em 2013", disse Josias. 

Veja essas e outras análises nos vídeos abaixo, detalhando as dificuldades encontradas por Haddad e de como Bolsonaro se posicionou para dar grande salto:

"BOLSONARO FOI QUEM MELHOR ENTENDEU AS RUAS"

"O PT SUBESTIMOU O ANTIPETISMO"

"FRENTE DEMOCRÁTICA FOI VISTA COMO JOGADA DO PT"

"SERÁ IMPOSSÍVEL GOVERNAR SEM CONSIDERAR ONDA CONSERVADORA"

"O PT NÃO DEIXOU HADDAD SER HADDAD"

"CAMPANHA DE BOLSONARO DÁ RESULTADO, MAS FACADA TAMBÉM AJUDOU"

"LULA PODE TER SIDO CABO ELEITORAL DA DIREITA"

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos